Ouvidoria

O instituto da ouvidoria brasileira adquiriu personalidade própria, evoluindo de acordo com a diversidade de nossas condições culturais e regionais, e apresentando-se como um modelo de recepção ao cidadão comum, simples, original, ágil, não burocrático e de fácil acessibilidade. Hoje, a ouvidoria brasileira é, sem dúvida, um canal de diálogo com a população; uma porta aberta para a participação popular através do escutar da reivindicação e da reclamação; um celeiro de recomendações para a melhoria do serviço público; um espaço na esfera de respeito ao ser humano.

O que é Ouvidoria

As ouvidorias públicas são instâncias de controle e participação social, responsáveis pelo tratamento das reclamações, solicitações, denúncias, sugestões e elogios relativos às políticas e aos serviços públicos, prestados sob qualquer forma ou regime, com vistas ao aprimoramento da gestão pública.

Função

Assegurar ao cidadão o direito a comunicar-se, representar os seus interesses em relação à administração pública e resolver as questões de forma ágil, promovendo a cidadania e a melhoria da gestão pública.

Objetivo

O objetivo de uma ouvidoria não é cobrar e monitorar outros setores de uma instituição pública, mas sim aperfeiçoar a comunicação interna e concretizar a gestão do conhecimento e a partir da manifestação do cidadão, melhorar a qualidade do atendimento de determinado órgão publico de forma que a população possa se sentir satisfeita com os serviços oferecidos e ter suas necessidades atendidas, gerando assim uma melhor imagem da instituição.

Funcionamento

A ouvidoria recebe elogios, dúvidas, sugestões e reclamações, as analisa e procura encaminhá-las para os devidos setores, recomendando medidas possíveis para a solução ou a prevenção das falhas. Depois da mensagem ser examinada e respondida, a Ouvidoria comunica o parecer ao manifestante. Ela funciona como um canal, mais humano, de interlocução com o público. As manifestações podem ser feitas  pelos canais de atendimento, através do sistema e-ouv, e-mail, telefones ou presencial.

e-OUV

O sistema funciona como um canal integrado. Onde o cidadão pode direcionar sua manifestação (pode ser uma sugestão, elogio, solicitação, reclamação ou denúncia). É possível consultar o andamento e verificar a resposta pelo próprio sistema. As ouvidorias são orientadas a dar uma resposta clara, objetiva, e que leve em consideração o contexto de cada situação. No contato com a ouvidoria, o cidadão pode se identificar, informando o seu nome, ou realizar uma manifestação anônima. Se preferir se identificar, pode solicitar o acesso restrito aos seus dados.


e-OUV

Ouvidoria e a EMAP

A EMAP através da portaria nº331/2015 – PRE de 28 de Julho de 2015, cria a ouvidoria no âmbito da Empresa Maranhense de Administração Portuária – EMAP e dá outras providências.

Contatos Ouvidoria

As manifestações podem ser feitas de forma presencial, pelo sistema e-OUV ou pelo telefone +55 (98) 3216-6562 .

A Ouvidoria está localizada atualmente no prédio da DOP – Diretoria de Operações e o horário de atendimento é de segunda à sexta feira, das 8hs às 17hs.