Dúvidas Frequentes

Conheça as dúvidas mais comuns sobre a EMAP e o Porto do Itaqui. Caso não encontre sua dúvida neste espaço, acesse o nosso "Fale Conosco" e verifique qual o melhor canal para atender a sua necessidade.


SOBRE O PORTO DO ITAQUI

1. Como faço para chegar ao Porto do Itaqui?

Confira aqui o mapa de localização e seja bem-vindo!

http://www.portodoitaqui.ma.gov.br/porto-do-itaqui/como-chegar

2. Como faço para conhecer o Porto do Itaqui?

Saiba aqui como fazer para agendar uma visita ao porto público do Maranhão:

3. Sou estudante. Como posso ter uma oportunidade no Porto do Itaqui?

A EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária é a gestora do porto público do Maranhão. Para fazer o seu estágio na EMAP você deve estar cadastrado na instituição contratada pela empresa como agente de integração. Atualmente é o IEL - Instituto Euvaldo Lodi, site: http://sne.iel.org.br/ma.

4. Como faço para trabalhar no Porto do Itaqui?

Na EMAP, empresa pública que administra o Porto do Itaqui, as contratações são feitas por meio de concurso público. Existem várias outras empresas privadas que atuam no porto organizado (saiba quais órgãos e empresas atuam dentro da área do Porto do Itaqui em: http://www.portodoitaqui.ma.gov.br/porto-do-itaqui/comunidade-portuaria ). Sobre o nosso último concurso público, você pode conferir por aqui: http://www.portodoitaqui.ma.gov.br/emap/recursos-humanos/concurso-publico.

A EMAP também contrata jovens de 18 a 24 anos por meio do Programa Jovem Aprendiz, para o qual é exigido que os candidatos tenham concluído o ensino médio. Para se candidatar a esse programa você deve estar cadastrado na instituição formadora contratada pela empresa. Atualmente é o ISBET - Instituto Brasileiro Pró-Educação, Trabalho e Desenvolvimento, site: www.isbet.org.br.

5. Sou jornalista. Como faço para marcar entrevistas ou levantar dados para reportagem sobre assuntos relacionados ao Porto do Itaqui?

Envie sua solicitação para a área de Comunicação pelo e-mail: comunicacao@emap.ma.gov.br. Acompanhe as informações sobre o que é notícia no Porto do Itaqui pelo link: http://www.portodoitaqui.ma.gov.br/imprensa/noticias.

6. Posso fazer imagens ou vídeos do Porto do Itaqui?

A produção de imagem ou vídeo do Porto do Itaqui deve ser autorizada e acompanhada pela área de Comunicação. Para o uso de drone, o profissional que irá operar o equipamento deverá apresentar autorização do DCEA/FAB (localizado na área do aeroporto de São Luís), preencher um formulário, emitir Certificado no site da ANAC, apresentar equipamento e operador antes da filmagem à equipe de Segurança Patrimonial. Por razões de segurança, as filmagens não podem ocorrer em ocasião de chuva. Neste caso o agendamento pode sofrer alterações de data. Saiba mais aqui: http://www.portodoitaqui.com/porto-do-itaqui/acesso-ao-porto.

SOBRE NEGÓCIOS

1. Sou operador portuário. Como faço para me qualificar para operar no Porto do Itaqui?

Informe-se em: www.portodoitaqui.com/emap/comite-de-pre-qualificacao-do-operador-portuario. A solicitação deve ser encaminhada ao Comitê de Pré-Qualificação do operador Portuário pelo e-mail: comite.qualificacao@emap.ma.gov.br

2. Onde posso obter informações sobre as tarifas portuárias?

As informações sobre tarifas portuárias estão disponíveis em www.portodoitaqui.com/porto-do-itaqui/tarifas-portuarias.

3. Como posso acompanhar a movimentação atualizada do Porto do Itaqui?

Acompanhe a movimentação de cargas do Porto do Itaqui em: www.portodoitaqui.com/porto-do-itaqui/operacoes-portuarias/movimentacao-de-carga

4. Como cadastrar minha empresa como fornecedora na EMAP?

A EMAP possui um sistema eletrônico para cadastro de fornecedores, o Sigel – Sistema de Gerenciamento de Licitações, que permite o registro prévio e gratuito de qualquer pessoa natural ou jurídica que tenha interesse em participar de licitações da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP). Saiba aqui como funciona e como se cadastrar: https://www.portodoitaqui.ma.gov.br/emap/cadastro-de-fornecedores

5. Como ter conhecimento das licitações e contratos da EMAP?

Os editais de licitações e seus anexos estão disponíveis em http://www.portodoitaqui.com/transparencia/licitacoes ou podem ser obtidos direta e gratuitamente na Comissão Setorial de Licitação, sede da EMAP, mediante apresentação de dispositivo eletrônico de armazenagem de dados (CD-ROM, pen drive ou HD Externo).

6. Como fazer para arrendar uma área ou instalação portuária no Itaqui?

O arrendamento de áreas e instalações portuárias operacionais (Terminais Portuários) e Não Operacionais (Restaurantes, Contêineres, Salas Comerciais, entre outras) ocorre mediante chamada pública regida pela Lei n° 8.666/1993, Lei n° 12.815/2013 e Resolução n° 2240/ANTAQ. Para acompanhar os procedimentos licitatórios voltados a áreas operacionais acesse www.portosdobrasil.gov.br e www.antaq.gov.br. Para áreas não operacionais, busque informação em www.portodoitaqui.ma.gov.br/porto-do-itaqui/valores-minimos-para-arrendamentos ou envie e-mail para a Gerência de Arrendamento e Contratos – GEACO (geaco@emap.ma.gov.br). Os editais das licitações de cessão de uso onerosa são divulgados no endereço: www.portodoitaqui.com/transparencia/licitacoes.