Movimentação de Carga



O Porto do Itaqui tem vocação para movimentação de graneis sólidos e líquidos. Historicamente, as cadeias que concentram grande parte do volume de cargas movimentadas pelo porto público do Maranhão são o escoamento de grãos – principalmente a exportação de soja e milho – e a recepção de produtos petrolíferos – importação de diesel e gasolina e de fertilizantes.


Em 2022, o Porto do Itaqui movimentou o maior volume de cargas de sua história. De janeiro a dezembro, foram exportadas 33,610 milhões de toneladas de cargas, com destaque para os granéis sólidos, com 23 milhões de toneladas movimentadas, o que representa uma alta 19% em relação ao ano anterior.


E dentre os granéis sólidos, a soja e o milho tiveram a maior movimentação anual desde o início das operações do Itaqui. Foram 11,2 milhões de toneladas de soja e 6,6 milhões de toneladas de milho. Outro destaque foi a exportação de celulose produzida pela fábrica da Suzano no Maranhão também superou a marca histórica, com 1,705 milhão de toneladas.


Tipos de cargas

Segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), uma instalação portuária movimenta três diferentes tipos de cargas: cargas gerais e os granéis sólidos e líquidos. O primeiro grupo é composto por volumes que podem ser acondicionados de diversas maneiras, como caixas, fardos, sacos etc. – a celulose, por exemplo – ou sem embalagens – estruturas metálicas, máquinas etc.


Já os granéis são compostos por cargas homogêneas, sem acondicionamento específico dentro das embarcações, sendo divididos em sólidos e líquidos. Os sólidos são subdivididos em minerais – produtos e subprodutos da atividade de mineração – e em vegetais – commodities ligadas ao agronegócio. Os líquidos também têm subcategorias, sendo derivados de petróleo – diesel, gasolina, gás liquefeito de petróleo (GLP) etc. – petroquímicos, como a soda cáustica e biocombustíveis no caso do etanol.


  • Cargas - Porto do Itaqui
  • Cargas - Porto do Itaqui
  • Cargas - Porto do Itaqui


Relatórios

Acompanhe aqui os relatórios de movimentação de cargas no Porto do Itaqui.