Saúde e Segurança do Trabalho



O Porto do Itaqui adota medidas para a redução dos riscos nos trabalhos portuários por meio de procedimentos operacionais, práticas prevencionistas, treinamentos e informações sobre a importância da atitude segura. Estamos em busca da certificação do Sistema de Gestão de saúde e segurança ocupacional por meio da ISO 45001:2018, o que representa o compromisso da EMAP com os colaboradores e usuários da Poligonal e Terminais Externos.


O Porto do Itaqui não expõe seu trabalhador ao risco. Para nós nada é mais importante e urgente do que a vida das pessoas. Por isso fiscalizamos todas as operações e frentes de trabalho, fazendo cumprir as leis e normas que regulam a segurança do trabalho e levando em consideração a prevenção de acidentes, a redução de riscos e o bem-estar de toda comunidade portuária.


POLÍTICA DO SISTEMA DE GESTÃO DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO


Comprometida com o bem estar e segurança dos seus colaboradores, a EMAP mantém um Sistema de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho com foco nos seguintes princípios:


Atuar na prevenção de lesões e doenças provocadas pela natureza das atividades portuárias, assegurando condições de trabalho seguras e saudáveis


Eliminar perigos e reduzir riscos para a saúde e segurança das pessoas


Garantir a conformidade legal e outros requisitos aplicáveis


Assegurar a consulta e participação dos trabalhadores nos assuntos de saúde e segurança do trabalho


Contribuir para a melhoria do desempenho de saúde e segurança das partes interessadas


Proporcionar recursos para a saúde pessoal dos seus trabalhadores na busca de um ambiente de trabalho saudável


Praticar a melhoria contínua do Sistema de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho


​É dever de todos os colaboradores conhecer e cumprir esta política.

A saúde das pessoas como prioridade

O serviço de Saúde Ocupacional da EMAP é constituído por uma equipe cuja composição ultrapassa em quantidade e especialidade as exigências legais. Supera também as exigências legais no tocante aos itens de monitoramento da saúde.


Além das atividades padrão do PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, outras ações são desenvolvidas com o objetivo de reforçar junto aos colaboradores uma cultura de cuidado com a saúde.

Leis e Normas

Procedimentos

Portarias

Procedimentos Corporativos de Segurança