Sistema da Qualidade

Sistema de Gestão da Qualidade

A EMAP almeja transformar o Porto do Itaqui em uma empresa referência em gestão portuária no Brasil. Como forma de alcançar este objetivo a Empresa Maranhense de Administração Portuária possui o seu Sistema de Gestão da Qualidade certificado na ISO 9001, cujo escopo atual da certificação é o Porto do Itaqui e o Terminal de Passageiros da Ponta da Espera. A ISO 9001 é uma norma internacional relacionada à Gestão da Qualidade.


A EMAP é uma das empresas pioneiras em administração de portos a obter esta certificação no Brasil. Esta conquista representa o comprometimento da EMAP na busca pela excelência portuária, com foco específico no fornecimento de serviços que atendam às necessidades de seus clientes visando à satisfação dos mesmos. O certificado da ISO 9001:2015 pode ser visualizado abaixo:





A melhoria contínua da gestão do Sistema da Qualidade é vista também através da satisfação dos clientes, em uma parceria que tem o compromisso permanente de ouvir os clientes e de buscar soluções para o aperfeiçoamento do sistema de gestão do Porto do Itaqui.


Satisfação de Clientes


Para melhor atender seus clientes e na busca de melhoria contínua a EMAP conduz periodicamente uma Pesquisa de Satisfação de Clientes (PSC) cujos resultados norteiam o aprimoramento de suas práticas e processos. Em 2022, os serviços prestados pelo Porto do Itaqui alcançaram 85% de avaliação positiva, um recorde histórico de satisfação! A pesquisa ouviu 47 clientes divididos em: clientes arrendatários, clientes não arrendatários, operadoras portuárias, agências de navegação e órgãos anuentes.



Também foi realizada uma pesquisa de satisfação de clientes com os usuários dos terminais de passageiros da Ponta da Espera e Cujupe. A Ponta da Espera apresentou resultado com 78,4% de satisfação, já o Terminal do Cujupe apontou 84,7% de satisfação.



Confira os resultados da última Pesquisa de Satisfação da EMAP

Objetivando aumentar a qualidade e a produtividade das suas atividades a EMAP implantou o programa 8S que é baseado nos conceitos do programa 5S. O certificado do programa 8S auditado pelo SENAI pode ser visualizado abaixo:


Canal de Comunicação com Clientes

Para manter um relacionamento sólido e transparente com nossos clientes disponibilizamos o canal Fale Conosco para registro de sugestões/reclamações a respeito dos serviços que prestamos.