Voluntários EMAP desenvolvem trabalhos em comunida...

Publicada em: 25.08.2014

Voluntários EMAP desenvolvem trabalhos em comunidades

Pintura na escola, oficina do Saber para professores e palestras envolvendo temas como DST e combate à violência marcam a Semana do Voluntariado EMAP

Um dia diferente tanto para os alunos da Escola Comunitária da Vila Mauro Fecury II quanto para os voluntários da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), gestora do porto do Itaqui. Na Semana do Voluntário EMAP um grupo dedicou-se à pintura das salas da escolinha beneficiando cerca de 150 crianças que frequentam as aulas. Outro grupo ministrou palestra sobre o Uso de Drogas e Violência Doméstica nas comunidades de Porto Grande e Vila Maranhão.

Em sua segunda edição, a Semana do Voluntariado EMAP foi planejada para contemplar três comunidades da área Itaqui Bacanga (Porto Grande, Vila Maranhão e Vila Mauro Fecury II), beneficiar cerca de 600 pessoas por meio de uma programação variada que envolve temáticas sobre educação, saúde, orientações jurídicas, orçamento familiar, combate à violência entre outras atividades.  Os bairros foram escolhidos por constarem no Diagnóstico Social como áreas que precisam fortalecer ações que envolvam educação, saúde e combate à violência.

“A disposição para servir e a capacidade e o desejo de evoluir do ser humano são os incentivos permanentes aos voluntários da EMAP que fazem a semana acontecer”, enfatizou Diogo Costa, da Responsabilidade Social da administradora do Itaqui. Foi o que aconteceu com a Oficina do Saber ministrada pela gerente de Recursos Humanos, Graça Abreu a um grupo de 30 professores do ensino médio na Vila Maranhão. A ação conduziu a uma reflexão dos desafios da profissão para um público de adolescentes.

As ações da Semana do Voluntariado integram a Política de informações do Diagnóstico Social da área Itaqui-Bacanga. A publicação, que é resultado de parceria entre a EMAP e o Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão, foi lançada em junho desse ano e traça um raio “X” das comunidades do entorno do porto maranhense. Ao final, o documento indica 10 diretrizes que podem ser desenvolvidos nas mais diversas áreas (saúde, educação, infraestrutura, combate à violência entre outras) como propostas de ação em prol da melhoria da qualidade de vida de aproximadamente 150 mil pessoas que residem na área.

Programação Semana Voluntariado

Porto Grande, Vila Maranhão e Vila Mauro Fecury II são os palcos de atuação dos voluntários da EMAP.
Os bairros foram escolhidos por constarem no Diagnóstico Social como áreas que precisam fortalecer ações que envolvam educação, saúde e combate à violência.  “A EMAP como empresa inserida nesse contexto e comprometida com essas comunidades, sugere o Diagnóstico como alicerce para a tomada de decisão sobre as melhores formas de atuar de forma conjunta e parceira sobre as demandas”, enfatizou Luiz Carlos Fossati, presidente da EMAP.

Ao longo de cinco dias, os colaboradores da EMAP desenvolveram 10 atividades para um público variado que envolve crianças, adolescentes e adultos. “É cada vez maior a participação do voluntariado EMAP, isso faz a diferença e conseguimos contemplar ainda mais pessoas das comunidades”, afirmou Diogo Costa, da Responsabilidade Social da EMAP.

A abertura da Semana do Voluntariado, conta com o depoimento de Ailton Rosa da Silva, morador de Porto Grande. Ele assistiu à palestra sobre Empregabilidade ministrada pelos voluntários Alana Garreto, Nadia Serejo e Claudio Diniz na Semana do Voluntário EMAP de 2013.  Ailton estava desempregado há cinco anos e após a palestra atentou sobre os cuidados que deveria ter no ato de uma entrevista de emprego. “As dicas de como responder às perguntas, como se comportar,  desde a escolha da roupa, foram importantes para conseguir o emprego”, enfatizou. Hoje ele atua na empresa Tocantins e já recusou outras duas entrevistas de emprego. “Agradeço intensamente pelos voluntários terem abordado esse tema, pois, mudou a minha vida aquelas dicas”, comemora. O mesmo tema será ministrado no dia 29 de agosto na comunidade de Porto Grande, juntamente com outras palestras como Orçamento Familiar e Orientação Jurídica.

Outra ação que marcou a abertura foi a atividade o Ofício de Ensinar direcionada a um grupo de 30 professores do ensino médio na Vila Maranhão. Ministrado pela gerente de Recursos Humanos da EMAP, Graça Abreu, a ação conduz a uma reflexão dos desafios da profissão para o aluno adolescente.

Os temas envolvendo saúde Drogas e Doenças Sexualmente Transmissíveis e Gravidez Precoce também foram abordados na comunidade de Porto Grande e Vila Maranhão. Neste dia, a equipe da Coordenadoria de Serviço Médico da EMAP distribuiu preservativos mediante orientação prévia. Atendimentos como exames ginecológicos, aferição de pressão arterial e teste de glicemia (com o apoio do SENAC) também serão realizados na Vila Maranhão e Porto Grande.