Porto em flor

Publicada em: 15.10.2021

Porto em flor

Outubro chegou no Itaqui trazendo, além do novo recorde de movimentação, a florada dos ipês.

Outubro chegou no Itaqui trazendo, além do novo recorde de movimentação, a florada dos ipês. Um espetáculo de cores e delicadeza tem quebrado a monotonia, trazendo poesia para o cotidiano daqueles que trabalham e visitam o Porto do Itaqui. 

A presença de árvores de grande porte em nossa poligonal contribui não apenas para o embelezamento da paisagem, mas, do ponto de vista ambiental, cumpre importante papel no sequestro de carbono e na manutenção dos ecossistemas, atraindo pássaros e insetos polinizadores, afirmou Luane Lemos, gerente de meio ambiente do porto.

O Ipê é uma árvore nativa de regiões tropicais e subtropicais, famosa pela exuberância de suas florações que ocorrem entre agosto e novembro. Seu nome científico é Handroanthus heptaphyllus sendo uma árvore sul-americana da família das Bignoniaceae. A coloração das flores é variada, existindo Ipê rosa, roxo, branco, amarelo, dentre outras cores. 

Também conhecido como Pau D´Arco e Jacarandá, o Ipê é também uma planta medicinal. Suas propriedades são bastante antigas e difundidas e os estudiosos afirmam que o vegetal concentra grande quantidade de potássio, cálcio, ferro, bário, estrôncio e iodo, atuando ainda como potente antibiótico. Essa árvore de grande porte pode chegar até 30 metros de altura e 90 cm de diâmetro. Os ventos, junto com pássaros e abelhas, encarregam-se de espalhar a beleza das flores e sementes, renovando anualmente o espetáculo e garantindo a perpetuação dessa bela árvore em nosso porto e cidade. Saindo ou chegando ao Porto do Itaqui não deixe de apreciar a floração dos nossos ipês.