Porto do Itaqui sedia evento da ABTP

Publicada em: 22.10.2021

Porto do Itaqui sedia evento da ABTP

Associação Brasileira deTerminais Portuários cria sua primeira Delegacia Regional no Maranhão

esta sexta-feira, 22, o Porto do Itaqui sediou o evento de instalação da Delegacia Regional da ABTP – Associação Brasileira de Terminais Portuários no Maranhão. A cerimônia foi realizada no auditório da EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária e contou com a presença dos presidentes do Porto do Itaqui, Ted Lago, e da ABTP, Jesualdo Silva, além de representantes de empresas e organizações do setor portuário com atuação na região.

A programação foi aberta com uma apresentação do Porto do Itaqui, feita por Ted Lago, que destacou a infraestrutura e os investimentos que vêm consolidando cada vez mais o porto público do Maranhão como líder do Arco Norte do país. “Para nós é uma grande honra sediar o evento de criação da Delegacia Regional da ABTP em nosso estado, o que demonstra o reconhecimento e também a responsabilidade da Autoridade Portuária para o desenvolvimento do Maranhão por meio do Porto do Itaqui”, afirmou.

Em seguida, Jesualdo Silva fez um breve histórico do ABTP, entidade criada há 32 anos com o objetivo de defender os interesses dos terminais associados junto ao Congresso Nacional, agências reguladoras, autarquias e assembleias legislativas e, ao mesmo tempo, representar essas empresas em todas as esferas e fóruns de discussão envolvendo o setor portuário.

Segundo Jesualdo Silva, o objetivo da Delegacia Regional é incrementar o diálogo entre os setores privado e público, entre a Autoridade e os demais anuentes. “A ABTP acredita na força do diálogo para a construção de um setor portuário mais forte, fomentando o relacionamento entre os associados e também entre eles e as autoridades portuárias”, explicou.

Hoje a ABTP conta com 71 associadas em 14 estados da federação. A representação no Maranhão é o primeiro braço regional da associação e para liderar essa frente foi empossado como delegado o gerente regional Norte/Nordeste da Granel Química, Silvio Aguiar, e o gerente de Operações, Marcelo Araújo, como subdelegado.

“Nossa missão é discutir os temas pertinentes, escutar os nossos associados e levar para a sede em Brasília os entendimentos, construindo uma ponte pelo crescimento conjunto”, afirmou Silvio Aguiar.

Um momento especial da cerimônia foi a entrega de uma placa ao presidente do Porto do Itaqui em sinal do reconhecimento da ABTP pelo trabalho que vem realizando à frente da EMAP, o que estimulou a entidade a instituir sua primeira delegacia regional no Maranhão.