Porto do Itaqui recebe liderança do Porto de Vitór...

Publicada em: 17.12.2020

Porto do Itaqui recebe liderança do Porto de Vitória


O presidente da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), Antônio Júlio Castigioni Neto, visitou o Porto do Itaqui nesta semana para conhecer o modelo de governança que a Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) vem empreendendo nos últimos cinco anos. Ele veio acompanhado pelo diretor de Planejamento, Bruno Luciano Fardin, e pela coordenadora de Marketing, Raquel de Moura Barbosa Guimarães, e foram recepcionados pelo presidente do Itaqui, Ted Lago. 

“Temos recebido com frequência colegas de outros portos públicos e privados interessados em conhecer nosso modelo de gestão, implantado a partir de 2015 conforme orientação do governador Flávio Dino para transformar o Itaqui em um porto dinâmico, focado em resultados. Esses momentos são oportunidades de troca de experiências e de difusão das boas práticas adotadas no Itaqui, evidenciando que estamos no caminho de alcance da nossa visão, que é ser, até 2022, empresa referência em gestão portuária no Brasil”, afirmou Lago. 

A visita se dá no contexto do processo de desestatização pelo qual a Codesa está passando e integra o estudo de benchmarking que a liderança vem realizando em portos dentro e fora do país, buscando melhores práticas e experiências positivas. “Nós encontramos aqui no Porto do Itaqui uma conjunção perfeita entre aquilo que a natureza deu e o que uma boa governança pode proporcionar”, afirmou Castigioni Neto.Ele se referiu à localização privilegiada e às condições naturais de tráfego de navios (profundidade) associadas à gestão técnica e focada em resultados. “Encontramos aqui uma equipe que tem zelo pela qualidade do serviço prestado, tem consciência socioambiental e determinação em buscar novos negócios”, disse. 

Como resultado das visitas aos portos, a atual gestão do Porto de Vitória vai apresentar ao Governo Federal sugestões de melhorias na Codesa. “Pretendemos levar, dentre outras coisas, o programa de certificações ISO que o Porto do Itaqui tem implantado. Vamos propor ao Ministério da Infraestrutura, por meio da Secretaria Nacional de Portos, que a concessionária privada tenha obrigação de já nos anos iniciais da gestão conquistar tais certificações”, completou. 

O Porto do Itaqui, administrado pela EMAP, é certificado nas ISO 27001, 9001 e ISO 14001 (que respectivamente atestam excelência na gestão da Segurança da Informação, da Qualidade e do Meio Ambiente). O porto público do Maranhão integra o top 3 no ranking de desempenho ambiental da ANTAQ e no IGAP (Índice de Gestão das Autoridades Portuárias), tendo recebido recentemente o prêmio Portos + Brasil, instituído pelo Ministério da Infraestrutura (MInfra) na categoria Execução dos Investimentos Planejados.