Porto do Itaqui recebe embaixadores asiáticos

Publicada em: 21.09.2021

Porto do Itaqui recebe embaixadores asiáticos

Na manhã desta terça, 21, o Porto do Itaqui recebeu a visita de uma comitiva de embaixadores que integram a ASEAN - Associação das Nações do Sudeste Asiático, bloco econômico regional formado por Brunei, Camboja, Singapura, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Mianmar, Tailândia e Vietnã. O vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão, e o presidente da EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária, Ted Lago, recepcionaram os visitantes.

A programação oficial do encontro coincidiu com o Dia da Árvore no Brasil, data que foi celebrada com o plantio de duas mudas de ipê amarelo, árvore símbolo do país, no Largo do Visitante, sede da EMAP. A primeira parte da visita foi realizada no auditório, com as boas-vindas do presidente da EMAP e apresentações dos portos que formam o Complexo Portuário do Maranhão, Itaqui, Vale e Alumar.

Participaram do encontro os embaixadores Edi Yusup, da Indonésia (presidente da ASEAN); Pham Thi Kim Hoa, do Vietnã; e Myo Tint, de Mianmar; a embaixadora Nitivadee Manitkul, da Tailândia; a encarregada de Negócios das Filipinas, Leilani S. Feliciano; e o chefe da Missão de Singapura, Desmond Ng; e os representantes dos portos da Vale, José Valentim, e da Alumar, Luana Fortunato.

Em sua fala, Carlos Brandão relembrou a série de visitas oficiais do Governo do Maranhão a países asiáticos como Singapura, China e Vietnã desde 2015, estreitando laços comerciais e apresentando as potencialidades do Maranhão. “O caminho de exportações de grãos pelo Itaqui tem sido muito promissor e seguimos fomentando novos negócios. Oferecemos segurança jurídica e estamos formando nossos jovens para apoiarem o desenvolvimento, o que passa por investimentos na área portuária”, disse.

Durante sua apresentação do Porto do Itaqui, Ted Lago destacou os investimentos em infraestrutura, inovação e na relação porto-cidade, bem como os volumes de grãos para exportados para a Ásia. “Para nós é uma honra receber o grupo de embaixadores da ASEAN, nesta que é mais uma oportunidade de apresentar os diferenciais estratégicos e a infraestrutura do Itaqui, reforçando as tratativas que já vêm sendo feitas com o mercado asiático”, afirmou.

“Aprendemos muito nessa visita e esperamos que este seja apenas o início das nossas relações entre os portos do Maranhão e da Ásia e que possamos trabalhar juntos e desenvolver novos negócios”, disse o embaixador da Indonésia, Edi Yusup, ao final da visita à área operacional do Itaqui.

Saiba mais sobre a ASEAN

A Associação das Nações do Sudeste Asiático foi criada com o objetivo de promover o estreitamento dos laços entre os países membros visando sobretudo, o desenvolvimento econômico, social, cultural da região. O bloco promove a união entre os países, estabilizando o campo político e econômico dos envolvidos, a partir do fomento da competitividade e produção de produtos dos países membros.

A sede da ASEAN fica na capital da Indonésia, Jacarta, um dos primeiros países a aderir ao bloco. O conjunto de países que formam o bloco contam com aproximadamente 530 milhões de pessoas e um PIB de 725,3 bilhões de dólares, o que o torna um dos blocos econômicos mais ricos do mundo.