Porto do Itaqui recebe cônsul da França

Publicada em: 30.04.2021

Porto do Itaqui recebe cônsul da França

Na manhã desta quinta-feira, 28, o cônsul-geral da França em Recife, Hugues Fantou, visitou o Porto do Itaqui, onde foi recebido pelo diretor de Administração e Finanças da EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária, Artur Costa. Ele veio conhecer complexo portuário do Maranhão e investigar possibilidades de cooperação com a França, com possibilidade de investimentos em infraestrutura e troca de conhecimentos com a França.

“A visita do cônsul marca o início de um diálogo mais estreito com a França no que diz respeito à aproximação de empresas e instituições investidoras, com foco no potencial do Porto do Itaqui tanto em infraestrutura quanto em responsabilidade socioambiental”, afirmou o diretor Artur Costa.

Após reunião o cônsul-geral conheceu a área primária do porto. “É muito impressionante ver o dinamismo, a competência dos gestores e a atenção dada às questões sociais e a outros assuntos que nos interessam muito na França, como a paridade de gêneros”, disse Hugues Fantou.

As relações entre o Porto do Itaqui e a França não são de hoje. Em 2017 o porto maranhense foi representado no 9th Training Course: Women in Port Management (Mulheres na Gestão Portuária), curso realizado pelo Instituto Portuário de Ensinamentos e Pesquisa (IPER) da EM Normandia, em conjunto com a HAROPA (sigla que abrange os portos de Havre, Rouen e Paris), que contou com a participação de mulheres atuantes em portos de outros 18 países além do Brasil.

O curso foi lançado em 2008 para apoiar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 5 da ONU: "Promover a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas”. Foram debatidos no programa, dentre outros temas, a evolução das autoridades portuárias, relações econômicas entre portos e operadores privados, relações portuárias, proteção ambiental, segurança e meio ambiente.)

A equipe técnica da EMAP apresentou as potencialidades do porto público do Maranhão, investimentos e projetos de expansão, situando a importância do Itaqui para a região Nordeste (área de atuação do cônsul no Brasil). Destaque para a tripla certificação ISO do Itaqui, norma internacional que confere excelência em três áreas estratégicas: gestão da Qualidade, do Meio Ambiente e da Segurança da Informação, além da posição do Itaqui no top 3 do ranking IDA – Índice de Desempenho Ambiental da Antaq – Agência Nacional de Transportes Aquaviários.