Porto do Itaqui realiza encontro de RH

Publicada em: 17.08.2020

Porto do Itaqui realiza encontro de RH

Para compartilhar experiências e discutir os desafios na área de gestão de pessoas no contexto atual, foi realizado na última sexta-feira o Encontro de Profissionais de Recursos Humanos do Porto do Itaqui. Com participação de representantes de 14 empresas, este foi o primeiro após a pandemia de covid-19 e por isso todo feito em modo remoto.

A roda de conversa recebeu a consultora mineira Heloisa Junqueira, que apresentou o tema DE VUCA a (MU)VUCA, em referência ao termo VUCA, do vocabulário norte-americano dos anos 90 e expressa a nossa sociedade: volatilidade (volatility), incerteza (uncertainty), complexidade (complexity) e a ambiguidade (ambiguity). Recentemente foram incluídas à sigla o MU, de Meaningful (propósito, sentido) e Universal (impactos em âmbito global).

“A roda de conversa proporcionou muita reflexão, passando pela revisão do papel estratégico de RH na era digital, pela forma de fazer entregas que gerem valor ao negócio e uma forte constatação: Quanto mais tecnologia, mais relacionamento!”, afirma a gerente de RH do Porto do Itaqui, Graça Abreu.

O intercâmbio de experiências entre os profissionais de RH foi iniciada no final de 2018, quando o Porto do Itaqui sediou o NAVEGARH – Encontro Nacional de RH dos Portos Públicos do Brasil. A experiência de troca foi ampliada com as empresas sediadas no Itaqui e não parou mais.

Além da equipe de RH do Itaqui, participaram do encontro profissionais da Copi, Tegram, Data Operações, Eneva, G5, Glencore, Granel Química (Odfjel Terminals), Internacional Marítima, Moinhos Cruzeiro do Sul, Ogmo Itaqui, Syngamar, Alumar e Ultracargo.

E MUVUCA, por enquanto, só na sigla, pois todos seguem juntos no propósito de evitá-la, contribuindo com ações de prevenção ao novo coronavírus, sempre de acordo com os protocolos dos órgãos de saúde.