Porto do Itaqui realiza ciclo final de vacinação c...

Publicada em: 19.08.2021

Porto do Itaqui realiza ciclo final de vacinação contra a Covid-19

Começou na segunda, 16, e segue até esta sexta-feira, 20, a aplicação da segunda dose da vacina contra a covid-19 nas trabalhadoras e trabalhadores portuários que atuam no Porto do Itaqui. A convocação vem sendo feita de acordo com a data em que tomaram a primeira dose, em maio deste ano. Esse grupo de profissionais, prioritário no Plano Nacional de Imunização (PNI), manteve as operações e demais atividades do Itaqui mesmo durante os períodos mais críticos da pandemia, garantindo o abastecimento da população do Maranhão e da região, bem como o equilíbrio da economia com as exportações.

O Comitê Preventivo para Covid-19 e outras infecções respiratórias da EMAP organizou a logística da vacinação com um grupo de 26 pessoas que integram as equipes das gerencias de Saúde e Segurança do Trabalho, de Administração, Tecnologia da Informação, Comunicação, Segurança Patrimonial, Arrendamentos e Contratos e Meio Ambiente. Esta etapa da campanha conta ainda com apoio das empresas Moinho, Eneva, Suzano, Transpetro, Copi e Petrobras.

Nesta segunda fase, nos três primeiros dias foram aplicadas 2.588 doses. Na primeira etapa de vacinação, ao todo 5.687 pessoas foram vacinadas. A expectativa é bater esse número e fechar o ciclo de imunização até sexta-feira. De acordo com os órgãos de saúde, a completa proteção se dá após duas semanas da segunda dose da vacina. 


Cuidados continuam
Em toda a poligonal do Porto do Itaqui continuam a valer as regras sanitárias, com a obrigatoriedade do uso de máscaras, manutenção dos cuidados com a higienização das mãos e distanciamento social, dentre outras medidas. 

“Importante lembrar que mesmo após a segunda dose da vacina, as medidas sanitárias continuam as mesmas, então vamos continuar seguindo as orientações recomendadas pela Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária e decretos estaduais”, afirma a gerente de Saúde e Segurança da EMAP, Jackeline Gama.

O Plano de Contingência para a Covid 19 do Itaqui, criado no início de 2020, reúne todas as ações para controle da transmissão do coronavírus no ambiente de trabalho e vem sendo atualizado sempre que necessário.

Para garantir a continuidade do trabalho e a saúde e segurança de todos, mantendo as atividades da EMAP mesmo nos momentos mais críticos da pandemia, diversas tecnologias foram incorporadas ao dia-a-dia. As estações de trabalho e áreas comuns foram adaptadas com divisórias em acrílico – para garantir o distanciamento – e informações sobre uso de máscaras, higienização e demais medidas preventivas, são constantemente atualizadas de acordo com os órgãos de saúde e veiculadas nos diversos canais de comunicação. 

A aferição de temperatura e o uso de álcool gel tornaram-se práticas permanentes para todos que acessam o Porto do Itaqui. O ponto digital foi suspenso, com retorno ao uso do cartão magnético, e também o Programa de Visitas precisou mudar do modo presencial para o virtual.

Conheça as principais ações na Prevenção à COVID-19 no Porto do Itaqui:
https://www.emap.ma.gov.br/_files/arquivos/todo-cuidado-importa.pdf.