Porto do Itaqui no Nordeste Export

Publicada em: 28.10.2020

Porto do Itaqui no Nordeste Export

Evento realizado pelo Brasil Export e sediado no Porto de Suape (PE) reúne especialistas, empresários e autoridades para debater os principais gargalos logísticos da região

As potencialidades do Porto do Itaqui foram mostradas no Nordeste Export, fórum regional para discussão sobre logística, infraestrutura e multimodalidade. O presidente do porto público do Maranhão, Ted Lago, participou de dois momentos da programação: na tarde desta terça, 27, compôs um painel sobre o tema O potencial econômico e estratégico da região Nordeste, e na segunda-feira fez uma apresentação em que destacou a importância do Porto do Itaqui para o Arco Norte e sua influência não só no Nordeste, mas também na Amazônia e região Central do Brasil.

No painel, ele esteve ao lado do diretor do Departamento de Gestão e Modernização Portuária da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Otto Luiz Burlier; da secretária executiva de Políticas de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Maíra Fischer; do vice-presidente de Negócios de Trânsito da Autoridade do Canal do Panamá, Javier Ho; e do presidente do Conselho de Administração dos Portos de Sines e do Algarve e presidente da Associação dos Portos de Língua Portuguesa (APLOP), Luis Cacho. 

“Temos uma condição estratégica de integração multimodal – ferroviária e rodoviária – que torna o Itaqui um importante ativo logístico das regiões Norte e Nordeste do país, principalmente para movimentação de alimentos e combustíveis”, afirmou. “O evento foi fundamental para reforçar o ambiente colaborativo entre os portos da região Nordeste com a troca de experiências, busca de soluções para problemas comuns e principalmente a complementaridade para o desenvolvimento socioeconômico da nossa região”, completou.

O evento é realizado em modo híbrido, com um grupo restrito de participantes no Porto de Suape, de onde serão organizados os painéis e geradas as imagens transmitidas. Alguns palestrantes e painelistas participam presencialmente e outros, de forma remota. A próxima edição, em 2021, será sediada no Porto do Itaqui.

Foram postos em debate, dentre outros temas, inovação nos setores logístico e portuário; gargalos do transporte multimodal na região; exportação e nível de competitividade de produtos brasileiros no exterior; potencial econômico e estratégico da região Nordeste; e a necessidade de investimentos para o crescimento da região.

Participaram do fórum presidentes dos portos da região e de entidades como Abeph (Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias), Ministério da Infraestrutura, Sebrae, BNDES e TCU. Além do Itaqui, o evento conta com a presença de representantes da Agemar, APS, CNT, Codeba, Codern, Gallotti Advogados Associados, Merco Shipping, Piacentini do Brasil, Porto de Cabedelo, Porto de Suape, Praticagem do Brasil e Tecon Suape.

Segundo o presidente do Conselho do Nordeste Export, Aluísio Sobreira, um dos principais focos do fórum regional é o de demonstrar todas as potencialidades dos Estados da região e debater soluções para os principais gargalos logísticos do Nordeste. “Entendo que a reunião de lideranças e autoridades tão expressivas é uma oportunidade ímpar para promovermos o comércio exterior na região e assim semear um futuro melhor para o Nordeste e todos os nordestinos, que é o objetivo maior do Fórum”.

"É com grande satisfação que somos o porto anfitrião desse primeiro encontro do fórum no Nordeste, reunindo autoridades portuárias e especialistas de logística para debater temas importantes para o setor e para o país, como o incremento da cabotagem e a descentralização da gestão portuária no Brasil", afirma o presidente do Porto de Suape, Leonardo Cerquinho.

Fórum Brasil Export

O Nordeste Export é um dos fóruns regionais do Brasil Export, que terá um grande encontro nacional nos dias 23 e 24 de novembro próximos, em Brasília. O objetivo do Brasil Export é o de amplificar o debate das questões de infraestrutura e logística portuária para todas as regiões, respeitando suas diferenças locais e especificidade de modais.

Este foi o quarto fórum regional realizado neste ano. Os outros três foram o Norte Export, entre os dias 28 e 29 de setembro, no Macapá (AP); o Sul Export, realizado entre os dias 5 e 6 de outubro, em Curitiba, no Paraná; e o Sudeste Export, que ocorreu na cidade de São Paulo entre os dias 19 e 20 deste mês. A agenda inclui o Centro-Oeste Export, previsto para os dias 9 e 10 de novembro, em Cuiabá (MT).