Porto do Itaqui na Expolog

Publicada em: 29.11.2021

Porto do Itaqui na Expolog

O Porto do Itaqui marcou presença, na última semana, na Expolog – Feira Internacional de Logística, evento que se consolida como o maior encontro de empresários e empreendedores do setor logístico das regiões Norte e Nordeste. A 16ª edição do evento foi realizada em modo híbrido, presencial e online, por meio de um pavilhão de exposição virtual que contou com um estande do porto público do Maranhão.

O presidente do Itaqui, Ted Lago, participou, em modo remoto, do painel Portos: um olhar para o futuro, ao lado do diretor-presidente da Companhia das Docas do Estado da Bahia (CODEBA), Carlos Autran de Oliveira Amaral; do presidente da APS - Administração dos Portos de Sines e do Algarve e da APP - Associação dos Portos de Portugal, José Luís Cacho; e do diretor de Gestão Portuária da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), Mário Povia.

No encontro virtual, mediado pela presidente da Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH) e da Companhia Docas do Ceará (CDC), Mayhara Chaves, Ted Lago apresentou o que está sendo realizado no Porto do Itaqui para melhorar as operações e também a preparação para os próximos anos.

“Que possamos cada vez mais oxigenar o nosso setor portuário e ter uma visão ampliada sobre a gestão do porto público e da empresa pública, que podem ser, sim, um espaço de inovação”, afirmou. Ele destacou ainda as iniciativas do Programa de Inovação em curso, como o Farol (com bolsistas atuando em soluções para os desafios do porto), acordos de cooperação com universidades, fomento à contratação de startups e implantação do Sistema de Gestão da Inovação da EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária.