Porto do Itaqui lança Ambiente Virtual de Aprendiz...

Publicada em: 07.10.2019

Porto do Itaqui lança Ambiente Virtual de Aprendizagem

Os funcionários da EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária, gestora do Porto do Itaqui, contam agora com o AVA EMAP – Ambiente Virtual de Aprendizagem, plataforma de ensino à distância para realizar treinamentos. A plataforma, apresentada na última quinta-feira, 7, integra o programa de Inovação da empresa e foi desenvolvida em conjunto pelas gerências de Comunicação, Recursos Humanos e Tecnologia da Informação, utilizando apenas recursos da empresa.

O AVA EMAP foi lançado com o treinamento sobre Normas de Segurança da Informação. “A plataforma proporciona a flexibilização de tempo e espaço, permitindo que cada um faça os treinamentos mandatórios no seu tempo e a partir de sua estação de trabalho. Além disso, a educação a distância é uma forma inovadora de democratizar o acesso ao conhecimento”, explica a gerente de Comunicação, Deborah Baesse.

Segundo ela, a EaD é uma tendência mundial e universidades como Harvard, MIT e Yale, que já disponibilizam cursos de graduação, pós graduação e extensão em plataformas virtuais. “No Brasil, cerca de 30% de todos os universitários estão em cursos a distância e universidades como USP, UNB e PUC aderiram à tendência dos AVAs”, completa Deborah.

Outra vantagem de realizar treinamentos por meio do AVA é possibilitar um melhor acompanhamento da formação dos funcionários em conteúdos necessários à sua atuação. “A plataforma gera relatórios detalhados, o que nos auxilia na gestão e avaliação do processo”, destaca a gerente de RH da EMAP, Graça Abreu.

Durante a apresentação, o gerente de Tecnologia da Informação, Thiago Drummond, informou que inicialmente serão disponibilizados os treinamentos mandatórios. Mas a tendência é que os setores passem a demandar o RH para oferta de todos os cursos que envolvam grande número de pessoas. Ele chamou a atenção para os recursos que a tecnologia permite, como teste de conhecimentos no final de cada curso e a emissão de certificado de forma automática.

Mais uma vez o Porto do Itaqui sai na frente, lançando tendência e contribuindo para o aperfeiçoamento e melhoria contínua do setor público.