Porto do Itaqui destaca os melhores em desempenho...

Publicada em: 08.02.2021

Porto do Itaqui destaca os melhores em desempenho ambiental


Na manhã desta segunda, 8, foi realizada, no auditório da EMAP, a cerimônia de entrega do 1º Prêmio Porto do Itaqui de Desempenho Ambiental, criado para incentivar e reconhecer boas práticas ambientais das empresas operadoras, contratadas e arrendatárias que atuam na área da Poligonal do Porto do Itaqui. Em atenção às medidas de prevenção à covid-19, o evento foi restrito a um número mínimo de participantes.

As empresas inscritas foram avaliadas com base no cumprimento dos requisitos legais ambientais, comprovação de investimentos em inovação para redução de impactos ambientais, atuação em programas de responsabilidade socioambiental, excelência do sistema de gestão e estrutura e preparação para o atendimento de emergências, incluindo recursos humanos, equipamentos e capacidade de pronta resposta. E uma comissão julgadora composta por técnicos da Gerência de Meio Ambiente da EMAP fez a análise dos inscritos, elegendo dois destaques por categoria.

O superintendente de Desempenho, Desenvolvimento e Sustentabilidade da Antaq – Agência Nacional de Transportes Aquaviários, José Renato Fialho, saudou o Prêmio.  “O Porto do Itaqui vem apresentando um excelente desempenho no IDA, estando em 3º lugar entre os portos organizados, nas duas últimas avaliações. Aproveito para cumprimentar o presidente Ted Lago, e a gerente de Meio Ambiente, Luane Lemos Agostinho, não só pelo trabalho à frente da gestão ambiental, mas também pela iniciativa desse Prêmio que, não tenho dúvidas, impulsionará a melhoria do desempenho ambiental do complexo portuário do Itaqui como um todo”, disse, em vídeo exibido durante a cerimônia.

“Estamos honrados com a adesão das empresas a essa primeira edição do Prêmio Porto do Itaqui de Desempenho Ambiental, que reflete o nosso compromisso, uma vez que somos certificados pela ISO 14001, de influenciar toda a cadeia de produção e operação para o cumprimento de metas e objetivos ambientais, conforme orienta a norma. Parabenizamos todos os contemplados e esperamos que daqui para a frente mais empresas participem e obtenham resultados cada vez melhores”, afirmou o presidente do Porto do Itaqui, Ted Lago.

Premiados

“Este prêmio é a constatação do que já sabíamos: que o desempenho ambiental do Porto do Itaqui não está restrito à EMAP, mas se estende a toda a comunidade portuária que preza pela sustentabilidade e segurança ambiental de suas operações”, comentou a gerente de Meio Ambiente da EMAP, Luane Lemos.

Dentre as operadoras, a Glencore ficou em primeiro lugar, com 93 pontos, seguida pela Eneva, que obteve 85 pontos. Na categoria que avaliou as arrendatárias, a CLI – Corredor Logística e Infraestrutura levou o troféu com a marca de 83 pontos e, em segundo lugar, com 76 pontos, ficou a Eneva. A Edeconsil foi o destaque na categoria das empresas contratadas (60 pontos), à frente da Maxtec, que obteve 40 pontos e ficou em segundo lugar.

Na oportunidade, o Prêmio também fez o reconhecimento aos setores e profissionais da EMAP que mais se destacaram na campanha de Consumo Consciente em 2020, contribuindo para os melhores resultados do Porto do Itaqui em sua gestão ambiental. A Diretoria de Administração e Finanças foi a campeã, que reduziu 58% do consumo de papel e 39% de plástico e, em âmbito gerencial a Gerência de Logística destacou-se com redução de 73% no consumo de papel e 44% em plástico.

Os colaboradores Oswaldo Ramos e Benylda Araújo foram premiados, respectivamente em primeiro e segundo lugares, na categoria Ecolíderes, que são os profissionais responsáveis, em cada setor, pela observação do cumprimento das metas de consumo consciente.

Com um sistema de gestão certificado pela ISO 14.001, a EMAP integra o top 3 do IDA – Índice de Desempenho Ambiental da ANTAQ, o Conselho Estadual de Meio Ambiente e a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Maranhão. Em 2015 a EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária implantou uma gestão que vem consolidando o Itaqui como o principal porto do Corredor Centro Norte e um dos mais importantes do país.