Mulheres para além do 8 de Março

Publicada em: 08.03.2021

Mulheres para além do 8 de Março

EMAP é referência em ocupação de cargos por mulheres

A revista Portos e Navios publicou em seu site artigo sobre o Dia Internacional da Mulher em que destaca e parabeniza a EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária, gestora do Porto do Itaqui, como referência no mundo quando o assunto é ocupação de cargos por mulheres. 

“No Brasil a Emap (Empresa Maranhense de Administração Portuária) possui a 36% de cargos do total de trabalhadores ocupados por mulheres. Nos cargos de gestão, 48%. A área campeã em ocupação feminina é a Diretoria de Planejamento Desenvolvimento, com 65% dos cargos. Na Engenharia, 24% e pasmem, na espinha dorsal da empresa, a Diretoria de Administração e Finanças, elas são 50%. Parabéns Emap, lesson learned!”, diz o texto, assinado pela repórter Luciana Cardoso Guerise. 

A reportagem coloca o Dia Internacional da Mulher como uma data que merece mais reflexão do que comemoração, pois foi instituída não para estimular o comércio, mas “para diminuir lacunas históricas entre homens e mulheres na vida social, na política, no mercado de trabalho — e todas elas fundamentadas na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Além desse número positivo da participação das mulheres em cargos de gestão e também na soma geral dos cargos, a EMAP vem buscando atuar de forma mais efetiva na promoção da diversidade, atrelando-a à estratégia do negócio. Nessa perspectiva foi fechada uma parceria com o Instituto Ethos, que vai atuar não somente na construção de referenciais de diversidade de gênero, mas também social e de etnia.

Confira o texto completo em: www.portosenavios.com.br/artigos/artigos-de-opiniao/mulheres-para-alem-do-8-de-marco