EMAP recebe Prêmio Valoriza Mulher, do TJ-MA

Publicada em: 16.12.2020

EMAP recebe Prêmio Valoriza Mulher, do TJ-MA

Nesta terça, 15, a EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária foi reconhecida, pelo segundo ano consecutivo, com o Prêmio Valoriza Mulher, concedido pelo Tribunal de Justiça do Maranhão. Em respeito ao protocolo de prevenção à covid-19, a cerimônia foi substituída pela visita de juízes assessores da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CE Mulher), Júlio César Lima Praseres e Danyelle Bitencourt.


O presidente do Porto do Itaqui, Ted Lago, recebeu o certificado ao lado do diretor de Relações Institucionais da EMAP, Marcelo Coelho, e da gerente de Responsabilidade Social, Kátia das Graças Bezerra. “Ficamos muito felizes com essa premiação do Tribunal de Justiça do Maranhão por refletir as ações afirmativas que temos realizado com foco em conscientização, estímulo à liderança e prevenção da violência contra a mulher. Para 2021 estamos alinhando parceria com o TJ para capacitação de líderes comunitárias do entorno sobre a Lei Maria da Penha”, afirmou.

A premiação é uma iniciativa da CE Mulher e tem por objetivo reconhecer empresas que desenvolvem ações ou projetos de enfrentamento à violência doméstica e de garantias aos direitos das mulheres. “A premiação é o reconhecimento pelo trabalho que a empresa vem desenvolvendo, uma parceria que fortalece o movimento de prevenção à violência doméstica”, comentou o juiz Júlio Praseres.

Ações em 2020

A EMAP voltou a ser premiada em atenção à importância das atividades realizadas em 2020, apesar do cenário adverso motivado pela pandemia da covid-19. Em março a empresa celebrou o Dia Internacional da Mulher com um bate-papo sobre as relações de gênero com a gerente de projetos do Instituto Formação, Diane Pereira Sousa, e a cantora, produtora cultural e diretora do Festival BR135, Luciana Simões.

A cartilha Aprendendo com Maria da Penha no cotidiano foi disponibilizada no site do Porto do Itaqui e, em julho, o tema Liderança Feminina no Setor Portuário foi debatido no projeto Conexão Porto do Itaqui, série de webinários transmitidos pela plataforma Teams. Participaram do painel a gerente jurídica do Itaqui, Gabriela Heckler; a diretora presidente do Porto de Cabedelo (PB), Gilmara Temóteo; a CEO da Companhia Docas do Ceará, Mayhara Chaves; e a gerente de Meio Ambiente, Segurança e Relações Institucionais da Alumar, Dulcimar Soares.

Como vem ocorrendo desde 2017, em outubro a empresa recebeu novamente o Projeto Meninas Ocupam, da Plan Internacional. A posse da presidenta – que ocupa simbolicamente o mais alto posto de gestão da empresa por um dia, em atenção do Dia Internacional da Menina – foi feita virtualmente, com transmissão pela rede social do porto.

Signatária do Pacto Global das Nações Unidas, a EMAP alinha suas ações aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável preconizados pela ONU. As atividades realizadas neste ano contemplam os seguintes ODS: 5 - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas; 10 - Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles;
16 - Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.