Corpo de Bombeiros e Emap se reúnem para definir p...

Publicada em: 20.01.2015

Corpo de Bombeiros e Emap se reúnem para definir plano de ação de segurança portuária

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) e a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) iniciaram, esta semana, uma agenda de trabalho voltada para a execução de ações de melhorias na segurança portuária do Estado.

Nesta terça-feira (20), foi deflagrada, por equipes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e do Grupamento de Atividades Técnicas (GAT), uma operação de fiscalização e de vistoria geral das atividades desenvolvidas pelas empresas que atuam no entorno do Porto do Itaqui e nos terminais de passageiros.

A determinação foi dada pelo governador Flávio Dino, em recente visita ao local para acompanhar o trabalho de operação do Porto do Itaqui. Na oportunidade, ele cobrou que fossem tomadas medidas imediatas, ao constatar a falta de segurança no trabalho e a ausência de brigadistas e de guarnições dos Bombeiros para atuar em situações de acidentes que possam vir a ocorrer naquela área.

“Queremos dar a devida atenção à questão da segurança portuária. É uma preocupação do governador e vamos tratar do assunto com total prioridade, investir na restruturação dos serviços, dos procedimentos internos de operacionalidade e dirimir todas as deficiências que constatamos ao assumirmos a Emap. Temos, no Corpo de Bombeiros, uma das entidades mais bem conceituadas nessa área”, disse o presidente da Emap, Ted Lago, sugerindo, na ocasião, que seja criado um plano de ações com metas a serem executas pelas duas instituições.

Os técnicos estão avaliando o tráfego de veículos, as áreas de trânsito, a sinalização educativa, infraestrutura das instalações, entre outros itens. O objetivo é elaborar um diagnóstico com as principais deficiências e situações de vulnerabilidades quanto aos procedimentos de rotina da segurança interna e externa.

“Com a conclusão desse estudo, vamos poder montar um plano de contingência e atuação preventiva e resolver definitivamente a problemática da segurança em todo o complexo portuário do Maranhão. Além disso, vamos disponibilizar um efetivo para atender todas as demandas da área. Nosso propósito é a proteção à vida da comunidade portuária e a fiscalização o efetivo cumprimento das normas”, disse o comandante dos Bombeiros, coronel Célio Roberto. 

 Treinamento e ações do PAM

Como forma de unificar os procedimentos de combate a acidente, há o interesse em integrar o Corpo de Bombeiros às reuniões do Plano de Auxílio Mútuo – PAM, projeto coordenado pela EMAP, que visa assegurar o efetivo cumprimento das normas de segurança na área portuária, viabilizando a troca de informações, recursos humanos e materiais em situações de emergência que possam gerar danos físicos, materiais ou ambientais.  

Pelo acordo de cooperação, está prevista ainda a realização de treinamentos e cursos para capacitar todos os vigilantes, seguranças e funcionários, unificando os procedimentos e regras de segurança no âmbito da administração portuária.

Participaram também o coronel Vanderley Costa; o coordenador estadual de Defesa Civil, tenente-coronel Izac Matos; o coordenador do GAT, major Welington Araújo; e a subcomandante do GBmar, capitã Priscila Chahini, O Diretor de Operações da EMAP, José Antônio Magalhães  e Daniel Aroucha, Gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente.

Fonte: EMAP/CBMMA