Balanço Voluntariado

No dia 28 de agosto é comemorado o dia nacional do voluntário, por conta dessa data a EMAP escolhe a última semana de agosto para realizar a Semana do Voluntariado EMAP, em 2014 realizou a sua segunda edição com o tema “Fazer Acontecer”. Três comunidades da área Itaqui Bacanga foram beneficiadas com as atividades dos voluntários da empresa. Foram elas a Vila Mauro Fecury II, Vila Maranhão e Porto Grande.

Com um grupo de 51 voluntários, atuantes durante o ano todo, a EMAP desenvolveu atividades envolvendo temáticas sobre educação, saúde, orientações jurídicas, orçamento familiar e combate à violência.

O Diagnóstico Social da área Itaqui-Bacanga, resultado da parceria entre EMAP e o Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão, foi lançado em junho deste ano e traçou um raio “X” da realidade das comunidades do entorno do Porto do Itaqui. A partir do seu lançamento, o diagnóstico vem servindo como base e referência para a prática de ações sociais nos bairros do entorno.

A região Itaqui-Bacanga, que além da EMAP abriga empresas de grande porte, é uma das mais populosas de São Luís e também uma das mais carentes. A área coberta por este diagnóstico conta com 135.633 habitantes, divididos pelas 20 áreas de análise, ou seja, mais de 10% da população da capital, segundo índice projetado para 2012, que considera 1.039.610 habitantes.

O voluntariado da EMAP sente-se realizado e parte atuante da sociedade em busca de levar qualidade de vida às suas comunidades vizinhas, participando ativamente na educação e conscientização dessas comunidades acerca das problemáticas atuais.

Infográfico

Balanço Voluntariado