Projetos Correntes

O TEGRAM (Terminal de Grãos do Maranhão)

É um projeto estruturante que transformará o Porto do Itaqui em referência nacional na exportação de grãos. Na esteira do crescimento da produção de grãos no Brasil e da demanda internacional, o Maranhão, através do Tegram, reunirá condições para o adensamento da cadeia do agronegócio, a exemplo do que já ocorre na região Centro-Oeste.

O Tegram terá capacidade estática de armazenamento de 500 mil toneladas (base soja), compreendendo quatro armazéns com capacidade de 125 mil toneladas/cada e movimentação final de 10 milhões de toneladas/ano na sua segunda fase.

TEGRAM - Terminal de Grãos do Maranhão

O projeto contempla infraestrutura para recepção de grãos nos modais rodoviário (individual em cada armazém) e ferroviário (compartilhado pelo consórcio) e além de compartilhar um sistema de correia transportadora que levará os grãos até porto (berço 103 na 1º Fase e berço 100 na 2º Fase). Os berços destinados ao TEGRAM terão 15 m de profundidade permitindo atracação de navios tipo Panamax.

A consolidação do Porto do Itaqui como principal porto do Corredor-Norte trará grandes benefícios econômicos e sociais para toda sua hinterlândia além de aliviar os portos do Sul-Sudeste do país. O Brasil se beneficiará com a melhor distribuição dos recursos logísticos permitindo a todos mais eficiência e competitividade.

O novo Píer pretroleiro (Berço 108)

No final de 2014, Porto do Itaqui irá aumentar sua capacidade de movimentação de líquidos em 40% com a inauguração de um novo berço especializado na movimentação de granéis líquidos.

O novo Píer pretroleiro (Berço 108)