Novos Negócios

O Maranhão

O nosso Estado vive um amplo processo de crescimento econômico, propiciado por grandes obras de investimento de infraestrutura e um pacote de investimentos privados.

Segundo a Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, empreendimentos oriundos da iniciativa privada estão em curso no Maranhão, dentre os quais se destacam a construção de usinas de álcool, exploração mineral [ouro, por exemplo,], siderúrgicas, agroindústrias, plantas para a produção de energia eólica, petróleo e gás, para fabricação de cimento, de usinas termoelétricas, investimentos no setor portuário [ampliação do Complexo do Itaqui], da verticalização da cadeia do alumínio, além de empreendimentos no ramo de alimentação e de produção de suplementos alimentares.

O Maranhão possui um conjunto de condições naturais privilegiadas como localização geográfica, vasta extensão de terras, portos marítimos profundos etc.

Novos polos industriais e agroindustriais estão redesenhando o mapa do desenvolvimento do estado, criando novas fronteiras econômicas e multiplicando as oportunidades de integração dos municípios.

Investimentos no Maranhão

Investimentos no Maranhão Investimentos no Maranhão Fonte: SEDINC

O Porto do Itaqui

Desempenha um papel fundamental no crescimento econômico da região, responsável pelo recebimento de cargas de projetos (maquinários, silos, estruturas metálicas para indústria etc.) para tornar possível construção e ampliação de indústrias, recebimento de materiais e insumos produtivos (cimento, cerâmicas, fertilizantes etc.), produtos para consumo local (trigo, arroz, gás de cozinha, gasolina etc.) e também para o escoamento da produção da região (ferro-gusa, cobre, soja, milho etc.).

Hoje o Porto do Itaqui possui 7 berços operacionais e 1 novo píer petroleiro em construção, o Berço 108, com profundidades que variam de 10 a 18 metros, num total de 2 quilômetros de cais acostável. O porto possui uma área alfandegada de aproximadamente 117 mil m².

Porto do Itaqui

As cargas

Em um porto, geralmente se classificadas em: cargas gerais, granéis líquidos e granéis sólidos.

Conheça as principais cargas movimentadas hoje no Porto do Itaqui, no entanto a diversidade pode ser maior em função da demanda do mercado:

Cargas
  • Cargas - Porto do Itaqui
  • Cargas - Porto do Itaqui
  • Cargas - Porto do Itaqui

A Hinterlândia do Porto do Itaqui

A área de influência econômica servida pelo porto abrange mais de 20 milhões de hectares e possui a vantagem de estar interligada pelos modais ferroviário e rodoviário.

A Integração Multimodal

Faz do Porto do Itaqui uma opção logística interessante, sobretudo pelas suas conexões com:

  • Mais de 55.000 km de rede rodoviária composta por rodovias federais, estaduais e municipais;
  • Proximidade do Distrito Industrial de São Luís e o Aeroporto Internacional;
  • Rede ferroviária formada pelas ferrovias: Transnordestina, Estrada de Ferro Carajás e esta interligada a Ferrovia Norte-Sul.

Mapa da Hinterlândia do Porto do Itaqui Mapa da Hinterlândia do Porto do Itaqui

Terminais de Granéis Líguidos

Hoje instalados no do Porto do Itaqui movimentaram 7 milhões de toneladas em 2013. De 2001 a 2013 o porto já movimentou aproximadamente 78,5 toneladas e configura como um dos principais entrepostos do Norte-Nordeste.

No Porto do Itaqui hoje estão instalados importantes terminais de granéis líquidos das empresas: Granel Química Ltda., Petrobras S/A, Temmar – Terminal Marítimo do Maranhão, Petróleo Sabbá S/A e Ipiranga Produtos de Petróleo S/A.

Terminais de Granéis Líguidos