O Maranhão
O nosso Estado vive um amplo processo de crescimento econômico, propiciado por grandes obras de investimento de infraestrutura e um pacote de investimentos privados.
Segundo a Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, empreendimentos oriundos da iniciativa privada estão em curso no Maranhão, dentre os quais se destacam a construção de usinas de álcool, exploração mineral [ouro, por exemplo,], siderúrgicas, agroindústrias, plantas para a produção de energia eólica, petróleo e gás, para fabricação de cimento, de usinas termoelétricas, investimentos no setor portuário [ampliação do Complexo do Itaqui], da verticalização da cadeia do alumínio, além de empreendimentos no ramo de alimentação e de produção de suplementos alimentares.
O Maranhão possui um conjunto de condições naturais privilegiadas como localização geográfica, vasta extensão de terras, portos marítimos profundos etc.
Novos polos industriais e agroindustriais estão redesenhando o mapa do desenvolvimento do estado, criando novas fronteiras econômicas e multiplicando as oportunidades de integração dos municípios.
Investimentos no Maranhão
Fonte: SEDINCO Porto do Itaqui
Desempenha um papel fundamental no crescimento econômico da região, responsável pelo recebimento de cargas de projetos (maquinários, silos, estruturas metálicas para indústria etc.) para tornar possível construção e ampliação de indústrias, recebimento de materiais e insumos produtivos (cimento, cerâmicas, fertilizantes etc.), produtos para consumo local (trigo, arroz, gás de cozinha, gasolina etc.) e também para o escoamento da produção da região (ferro-gusa, cobre, soja, milho etc.).
Hoje o Porto do Itaqui possui 7 berços operacionais e 1 novo píer petroleiro em construção, o Berço 108, com profundidades que variam de 10 a 18 metros, num total de 2 quilômetros de cais acostável. O porto possui uma área alfandegada de aproximadamente 117 mil m².
As cargas
Em um porto, geralmente se classificadas em: cargas gerais, granéis líquidos e granéis sólidos.
Conheça as principais cargas movimentadas hoje no Porto do Itaqui, no entanto a diversidade pode ser maior em função da demanda do mercado:
A Hinterlândia do Porto do Itaqui
A área de influência econômica servida pelo porto abrange mais de 20 milhões de hectares e possui a vantagem de estar interligada pelos modais ferroviário e rodoviário.
A Integração Multimodal
Faz do Porto do Itaqui uma opção logística interessante, sobretudo pelas suas conexões com:
- Mais de 55.000 km de rede rodoviária composta por rodovias federais, estaduais e municipais;
- Proximidade do Distrito Industrial de São Luís e o Aeroporto Internacional;
- Rede ferroviária formada pelas ferrovias: Transnordestina, Estrada de Ferro Carajás e esta interligada a Ferrovia Norte-Sul.
Terminais de Granéis Líguidos
Hoje instalados no do Porto do Itaqui movimentaram 7 milhões de toneladas em 2013. De 2001 a 2013 o porto já movimentou aproximadamente 78,5 toneladas e configura como um dos principais entrepostos do Norte-Nordeste.
No Porto do Itaqui hoje estão instalados importantes terminais de granéis líquidos das empresas: Granel Química Ltda., Petrobras S/A, Temmar – Terminal Marítimo do Maranhão, Petróleo Sabbá S/A e Ipiranga Produtos de Petróleo S/A.