Planejamento e Desenvolvimento

A Diretoria de Planejamento e Desenvolvimento (DPD) tem como objetivo delinear a política de desenvolvimento e planejamento estratégico de forma a garantir o atendimento atual e futuro das demandas do Porto do Itaqui.

Constituída pelas gerências de Contratos e Arrendamento, Planejamento, Novos Negócios e Qualidade, implementa estratégias para a atração de novos investidores e clientes buscando sempre melhorias no nível dos serviços prestados à comunidade portuária. É responsável por investimentos em recursos humanos e suporte na concepção e implementação de projetos estruturantes que contribuem para o desenvolvimento do Estado do Maranhão.


A DPD é também responsável por desenvolver o Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto do Itaqui.

O relatório foi atualizado em junho de 2012 de acordo com o formato previsto pela Portaria Nº 414/09 da SEP, com o objetivo de planejar o desenvolvimento do Itaqui de modo a fortalecer sua posição como principal Porto da região Nordeste, possibilitando a expansão de novas fronteiras agrícolas, na área de influência do corredor Centro-Norte, assim como se configurar como alternativa para a exportação e importação de cargas, aproveitando sua posição privilegiada com relação aos principais mercados mundiais.


Atualmente encontra-se em desenvolvimento o PDZ de acordo com a Portaria Nº 03/14, emitida pela SEP e referenciado ao Plano Mestre, onde serão revisados os projetos de expansão do porto para a construção de novos berços de celulose, fertilizantes e carga geral, junto com os berços já existentes de granéis sólidos, granéis líquidos e carga geral, com o objetivo de aprimorar o desempenho das operações e formar novas parcerias com o Porto.


Acesse aqui o PDZ vigente do Porto do Itaqui.