Ted Lago fala sobre função social do Itaqui

Publicada em: 22.07.2015

Ted Lago fala sobre função social do Itaqui

O presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária – EMAP, Ted Lago, foi o entrevistado desta semana no Avesso, programa semanal exibido pela TV Guará na terça, 21, às 22h45. A empresa é responsável pela gestão do Porto do Itaqui, um dos maiores do mundo.

Com uma visão além da econômica, Ted Lago pontua a função social da empresa e sua importância no desenvolvimento global do estado. "O que o governador Flavio Dino nos orientou foi no sentido da integração: vamos 'derrubar os muros da EMAP' e que o Porto do Itaqui passe a imaginar o Maranhão como um todo. Hoje o Porto do Itaqui é mais do que o Maranhão, mais do que São Luís, hoje é um porto de sete estados, o que nós chamamos de Corredor Centro Norte. A nossa responsabilidade é muito grande. Existe toda uma região, uma fronteira agrícola que se desenvolve, cresce e tem o Porto como seu canal de escoamento".

Segundo Lago, o Itaqui já se consolidou como grande elo da logística mundial. Hoje 90% do que é produzido pelo planeta é exportado; transita em navios. "Estive recentemente em Roterdã, na Holanda, e percebi que o Itaqui já faz parte do dia a dia da conversa de belgas, holandeses, italianos, chineses, japoneses... já estamos integrados nessa cadeia mundial", afirma.

Números do Porto do Itaqui

70% da gasolina importada pelo Brasil entra pelo porto do Itaqui.

Um porto que opera com 65% de ocupação evita filas. O Itaqui possui berços operando com 92% de ocupação.

Um dia parado de um navio, dependendo do tamanho, custa entre 18 e 25 mil dólares.

O Itaqui tem uma capacidade de expansão para mais 7 berços opcionais.

Caminhos

"O estado tem uma vocação: o mundo hoje depende de comida, proteína basicamente. Se pensou, no passado, em grandes projetos industriais – é um caminho – mas hoje nós temos milhões de maranhenses, principalmente na zona rural, pequenos, médios produtores familiares que podem e precisam ser integrados nessa cadeia mundial, principalmente da questão do alimento."

"O Maranhão pode se tornar uma das referências em produção de alimento no mundo. Porque tem terras, tem rios, tem clima, mesmo com os desafios estruturais, temos uma boa logística, principalmente ferroviária e temos um porto estratégico."

"Na empresa pública nós fazemos investimento que tragam retorno social para o estado. Gastou-se muito em coisa que não dá resultado. Investiu-se muito na área administrativa, softwares, enquanto a área primária, que dá resultados, para a empresa foi relegado. Nosso foco agora está invertido. Vamos investir agora na área primária, nos berços, na segurança."