Semana do Meio Ambiente acontece na EMAP

Publicada em: 06.06.2017

Semana do Meio Ambiente acontece na EMAP

Em atenção ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado na segunda, 5 de junho, a EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária realiza, até sexta, 9, uma semana de atividades voltadas às boas práticas individuais e institucionais de uso consciente e preservação dos recursos naturais. Nesta terça, 6, o evento contou com a presença do representante da Secretaria de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, José Calixto Lima, que falou sobre a Gestão Ambiental nos Portos.

Sob o slogan “Consciência é uma questão de hábito”, a programação inclui palestras, plantio e sorteio de mudas, exibição de filme e apresentação das ações da EMAP na área. Ponto alto do evento foi a apresentação do Núcleo Ambiental Lagoa da Garça, projeto de recuperação de uma área degradada, localizada dentro da poligonal do porto, que está sendo transformada em núcleo de educação ambiental. Voluntários EMAP e de outras empresas da comunidade portuária foram convidados a plantar mudas na área.

“Este é um encontro anual da comunidade portuária para debater o assunto meio ambiente, um tema que norteia nossas ações diárias. É um momento de celebração para também lembrar a importância do cuidado com o meio ambiente para a nossa atividade. Entendemos o papel do Porto do Itaqui para a economia do estado do Maranhão e para a região dentro de um equilíbrio entre os eixos econômico, ambiental e social”, afirma o presidente da EMAP, Ted Lago. “As questões ambientais estão ligadas à sustentabilidade do nosso negócio e devem estar gravadas em nosso DNA institucional”, completou.

A gestora de Meio Ambiente da EMAP, Gabriela Heckler, apresentou as diretrizes da política ambiental do Porto do Itaqui em conformidade com o sistema de gestão integrado adotado pela EMAP. De acordo com a nova política da empresa, o meio ambiente está no mesmo nível de prioridade da segurança e da qualidade dos serviços prestados.

Com licença de Operação Ambiental atualizada (válida até 2019), o Itaqui realiza um permanente trabalho de monitoramento ambiental do ar, de ruído e de efluentes (trimestral), da biota aquática e de sedimentos, das emissões de gases veiculares, além de monitoramento e prevenção de ocorrências em todas as atividades: limpeza predial, controle de pragas; fiscalizações, inspeções e auditorias externas, gerenciamento de resíduos. Além das ações preventivas a EMAP possui Plano de Emergência Individual (PEI) e coordena o Plano de Área do Complexo do Porto do Itaqui (PACPI).

A programação segue até sexta com palestras sobre boas práticas e sustentabilidade nas operações portuárias, resíduos sólidos, apresentação de projetos sociais de cunho ambiental, exibição do filme “Lixo Extraordinário”, exposição do Projeto de Fábrica de Desmontação: lixo eletrônico em arte, de materiais reciclados do Estaleiro Escola e de móveis do projeto Coopvila,  entre outras atividades.

Lagoa da Garça

Abaixo de uma antiga camada de entulho a equipe da Coordenação de Meio Ambiente da EMAP descobriu e vem recuperando uma lagoa onde vive uma família de garças. O projeto de recuperação começou no final do ano passado, com diagnóstico e estudo de preservação. Em seguida foram realizadas as primeiras análises e o projeto inicial para busca de parceiros, visitas técnicas e avaliações agronômicas. A segunda etapa contou ainda com a definição de espécies vegetais e sequenciamento ecológico.

Na terceira fase, a área equivalente a uma linha (um terço de hectare) teve o terreno regularizado, com espalhamento de top soil (60 cm de solo novo, com argilas e material orgânico) e posterior semeadura de leguminosas. Atualmente o projeto encontra-se em sua quarta etapa, que envolve o plantio de mudas, tratos culturais e elaboração do projeto para o Centro de Educação Ambiental. Estão previstas a estruturação de trilha, viveiro e prédio para educação ambiental. “Esse espaço ecológico será destinado a ações de responsabilidade social e aberto a toda a comunidade portuária e ao público em geral”, destacou Ted Lago.