Secretário-executivo do Minfra visita Porto do Ita...

Publicada em: 25.10.2019

Secretário-executivo do Minfra visita Porto do Itaqui

Em passagem pelo Maranhão, nesta quinta-feira (24), o secretário executivo do Ministério da Infraestrutura (Minfra), Marcelo Sampaio, conheceu as instalações do Porto do Itaqui, visitou alguns dos terminais do porto público e participou da cerimônia de desativação e entrega do edifício onde funcionou a Companhia Docas do Maranhão (Codomar), em fase final de liquidação.

“Saio daqui com a impressão de que temos um porto de excelência, extremamente eficiente, com uma gestão de qualidade e um padrão internacional de operação. A mensagem do Ministério da Infraestrutura que queremos deixar é de que as atividades continuem sendo de ponta e que continuemos batendo recordes, como já observamos nesse primeiro semestre com quase 20% de crescimento em relação ao ano passado”, declarou Marcelo.

Durante a manhã desta quinta, o secretário e sua equipe visitaram as obras em andamento no Itaqui e conheceram os investimentos públicos e privados, que representam 1,4 bilhões de reais a serem entregues até 2022.

A visita incluiu passagens pelo Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram), em obras para duplicação da movimentação, pela Ultracargo, que está expandindo sua capacidade de armazenamento em 48 mil m³, pela Companhia Operadora Portuária do Itaqui (COPI), que está construindo o mais moderno terminal de fertilizantes da América Latina, e pela Suzano, que vai iniciar a construção de um novo armazém no Itaqui com capacidade estática para 1,5 milhões de toneladas.

CODOMAR

O secretário-executivo do Minfra e o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), Ted lago, participaram da cerimônia de desativação e entrega do edifício onde funcionou a Codomar, companhia que administrou o porto maranhense até 2000.

“Estamos encerrando um capítulo importante da história do Porto do Itaqui. O que o porto do Itaqui é hoje, na sua dimensão e importância para todo o Brasil, se iniciou há algumas décadas e cabe a nós dar continuidade a esse legado”, disse Ted Lago.

Desde 30 de novembro de 2000, com o Convênio nº 016, o Ministério dos Transportes delegou a administração e exploração do Porto Organizado do Itaqui para a EMAP.

A Codomar encontra-se no programa de desestatização do governo federal. O prazo de sua liquidação se iniciou em 2018 e encerra definitivamente em janeiro de 2010. “Essa é a última etapa de passagem de responsabilidade da Codomar para a EMAP. A entrega da sede concluiu essa fase, deixando que o governo do estado do Maranhão, por intermédio da EMAP, possa fazer seu trabalho na plenitude para cumprir os objetivos traçados no convênio de delegação”, afirmou o liquidante, Cel. Edilson José da Costa.