Safra recorde alavanca movimentação do Porto do It...

Publicada em: 17.05.2018

Safra recorde alavanca movimentação do Porto do Itaqui

Com 2,5 milhões de toneladas de soja movimentadas neste ano, o Porto do Itaqui vem mantendo a curva de crescimento na exportação desse grão, repetindo a performance de 2017, ano de super safra. O êxito da produção de grãos deve mais uma vez contribuir em grande parte para elevar o PIB (Produto Interno Bruto) do estado ao maior do país, como ocorreu em 2017.

Do total de movimentações do Porto do Itaqui neste ano, a exportação de soja responde por 40%. Em seguida vêm os combustíveis, celulose, fertilizantes e cobre. “Visitamos recentemente a região sul do Maranhão, acompanhando o governador Flávio Dino, e pudemos constatar o otimismo do produtor com a safra 2017/2018. Para nós isso se traduz em aumento da responsabilidade que temos na consolidação do Porto do Itaqui como principal porto escoador de grãos do Arco Norte do Brasil”, afirma o presidente da EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária, Ted Lago.

Além da soja produzida no Maranhão, o volume que passa pelo Itaqui contempla a produção de Tocantins, Mato Grosso, Piauí e Pará, o que demonstra que o porto público maranhense é hoje um empreendimento estratégico para toda a região centro norte do país.

Para celebrar com o produtor maranhense esse momento positivo para o Maranhão, com novos recordes na produção de grãos, o Porto do Itaqui participa da 16ª edição da Agrobalsas – o maior evento agropecuário do Norte e Nordeste do país.

Investimentos

Um dos destaques do porto público maranhense neste cenário é o trabalho que vem sendo feito para absorver a demanda decorrente da importância que o Itaqui vem ganhando para todo o Arco Norte do Brasil. “Nesse sentindo, a EMAP vem se preparando, desde 2015, com um acelerado processo de modernização que contempla infraestrutura portuária, tecnologia e segurança”, destaca Ted Lago.

Em 2017 foram investidos R$ 60 milhões, com recursos próprios da EMAP, em projetos de manutenção e ampliação da infraestrutura portuária. E de 2015 até agora foram mais de R$ 150 milhões em obras e ações que garantem a produtividade e a segurança das operações, atraindo cada vez mais a confiança do investidor e do produtor.

Essas ações vêm contribuindo para consolidar o Porto do Itaqui entre os portos de referência no país e viabilizar o desenvolvimento do setor do agronegócio no estado e região. Acompanhando a tendência de crescimento verificada em 2017, quando obteve 22% de aumento em relação ao previsto, também o volume de movimentação de fertilizante deve continuar em alta neste ano. Investimentos em logística fora da poligonal do Itaqui apontam para esse crescimento e a movimentação de grãos, que atingiu 8 milhões de toneladas em 2017, deve crescer 13% em 2018.

Todos esses avanços podem ser conferidos no estande do Porto do Itaqui na Agrobalsas, até este sábado, 19. E quem quiser o registro desse momento poderá levar para casa uma fotografia instantânea de sua visita.