Resultados do Porto do Itaqui em destaque

Publicada em: 29.04.2019

Resultados do Porto do Itaqui em destaque

Caderno especial da Folha de S.Paulo apresenta o porto público maranhense como um dos mais competitivos do país, conectando o MA com o mundo

Os sucessivos recordes que o Porto do Itaqui tem alcançado em movimentação de cargas foi destaque em caderno especial sobre o Maranhão, publicado pela Folha de S.Paulo (link abaixo) neste fim de semana. O texto chama atenção para o crescimento de 17% em 2018, maior índice entre todos os portos públicos do país. 

De acordo com a publicação, muitas razões tornam o Itaqui um porto extremamente atraente para as empresas: a localização é estratégica – a viagem é cerca de sete dias mais curta para os mercados asiáticos em comparação com os portos das regiões Sul e Sudeste do país. Além disso, o transporte por ferrovia é muito mais barato do que por rodovias e, por ser o porto público mais profundo do Brasil, consegue receber navios de grande porte, de até 100 mil toneladas.

No mesmo final de semana, o jornal O Imparcial (link abaixo) destacou os resultados do Porto do Itaqui para o primeiro quadrimestre de 2019, com crescimento de 28% sobre o mesmo período de 2018 e projeção de 6,5 milhões de toneladas de cargas movimentadas até o último dia de abril. As operações de derivados de petróleo (70%), fertilizante (26%) e soja (17%) são os principais responsáveis pela alta do porto público do Maranhão.

A matéria traz análise do presidente do Itaqui, Ted Lago: “Os números apontam uma tendência de crescimento do Itaqui no escoamento da produção de grãos do Centro Norte do país e eleva sua posição de destaque nacional como hub de combustíveis para toda a sua área de influência”. Ele também afirmou que “a ampliação dos novos terminais, bem como a 2ª fase do Tegram, com obras já iniciadas, vão levar a movimentação do Itaqui a patamares ainda maiores”. 

Entre os fatores que favoreceram esses resultados, de acordo com a matéria, está a retomada da movimentação de carga de entreposto de combustíveis em 2018. Com a entrega e entrada em operação de um novo berço para granéis líquidos, também no ano passado, a perspectiva é de crescimento da movimentação desse tipo de carga no Itaqui. 

https://acervo.folha.com.br/digital/leitor.do?numero=48721&anchor=6117919&pd=9c0ef14fa4057356447525f3cf2f25e0 

https://oimparcial.com.br/noticias/2019/04/porto-do-itaqui-cresce-28-no-quadrimestre/