Realizada primeira fiscalização com cães na Ponta...

Publicada em: 07.08.2016

Realizada primeira fiscalização com cães na Ponta da Espera

O Governo do Maranhão realizou nesta semana o primeiro curso de Condutor de Cães de Faro, por meio da Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Senarc), divisão da Polícia Civil do Estado do Maranhão. A etapa final do curso ocorreu nesta sexta, 5, no Terminal da Ponta da Espera, com a atividade prática de treinamento dos cães durante fiscalização no desembarque. A ação foi realizada em conjunto com a Polícia Militar do Maranhão, Guarda Municipal de São Luís, Polícia Militar e Guarda Civil do Piauí.

Para o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária – EMAP, Ted Lago, a ação demonstra o compromisso do Governo do Maranhão com a segurança da população.  “Como empresa pública responsável pela segurança do Porto do Itaqui e dos terminais a nós delegados, apoiamos a ação e esperamos que logo ela se confirme como atividade contínua para o combate ao crime, oferecendo maior segurança aos usuários dos terminais da Ponta da Espera e do Cujupe”, afirmou.

Com 40 horas de aulas práticas e teóricas, o Curso Condutor de Cães de Faro qualificou 30 policiais, entre civis e militares do Maranhão e do Piauí com o objetivo de garantir a segurança na ilha de São Luís.

A corporação possui três cães treinados, que participaram da ação, e deve receber mais três cães para formar um grupo especial de investigadores condutores de cães de faro para atuar no combate ao tráfico de drogas e armas. Os policiais foram capacitados para selecionar visualmente pessoas e bagagens suspeitas e, em seguida, direcionar os cães que foram treinados para identificar drogas e armas.

Segundo o investigador Diego Santos, que ministrou o curso e comandou a operação, após as primeiras atividades práticas que integram o estágio serão realizadas operações contínuas em locais de grande fluxo de pessoas, principalmente nas entradas e saídas da capital (terminais aquaviário, rodoviário e aéreo) e também no interior, “por mar, terra e ar”, explicou.