Projetos em Responsabilidade Social norteiam o pla...

Publicada em: 08.07.2014

Projetos em Responsabilidade Social norteiam o plano de expansão do Itaqui

Desenvolver pessoas em prol de uma cultura de sustentabilidade é uma das diretrizes que norteiam o plano de expansão do Itaqui.

Para esse ano, o porto  está planejado para bater o recorde histórico de 17 milhões de toneladas de cargas. Um projeto que avança paralelamente ao compromisso de responsabilidade social com as comunidades, principalmente as do entorno do porto maranhense.

Recentemente a EMAP lançou sua Política de Responsabilidade Social. Segundo Diogo Costa, da RS, o desafio é promover às comunidades vizinhas, o acesso a serviços sociais, culturais, ambientais, de educação, por meio de ações de responsabilidade social que primem pela excelência, inovação, pela transformação para melhorar as condições de vida das comunidades atendidas, pela parceria produtiva com outras organizações, pela segurança no trabalho e pela sustentabilidade em todas as atividades desenvolvidas. "Já desenvolvemos projetos com essa diretriz; a sala de inclusão digital e a qualificação em artesanato sustentável são alguns dos exemplos concretos", informou Diogo sobre as ações da EMAP.

Projetos como o Fundo Social, o Diagnóstico da área Itaqui Bacanga, a Sala de Inclusão Digital e Artesanato Sustentável são conduzidos pela Gerência de Comunicação Social e Responsabilidade Social da EMAP.  Os resultados impactam na melhoria da qualidade de vida dos moradores das comunidades nas quais o porto tem influência. "O Diagnóstico Social, por exemplo, é uma ferramenta que traz dados consistentes sobre a realidade da área Itaqui Bacanga e indica por onde as instituições interessadas podem desenvolver seus projetos. A EMAP como empresa inserida nesse contexto e comprometida com essas comunidades, sugere esse documento como alicerce para a tomada de decisão sobre as melhores formas de atuar de forma conjunta e parceira sobre as demandas", enfatizou Luiz Carlos Fossati, presidente da EMAP.

Orientações


Lançamento Diagnóstico Social

Fortalecimento da educação em todos os níveis, combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e ao trabalho infantil, adequação das condições de moradia e infraestrutura são algumas das diretrizes, de um total de dez apontados pelo Diagnóstico Social da área Itaqui Bacanga. O documento, elaborado por meio de parceria entre a EMAP com o Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão (ICE-MA) e consultoria técnica da Kairós Desenvolvimento Social, foi apresentado para representantes de instituições públicas e privadas.  Cada tópico das diretrizes é acompanhado por subitens que podem ser desenvolvidos como propostas de ação em prol da melhoria da qualidade de vida de aproximadamente 150 mil pessoas que residem na área.

Próspera Parceria

No polo de Desenvolvimento Sustentável do Cujupe (leia-se Nova Alcântara) um projeto transforma aos poucos a vida dos remanescentes quilombolas. Na área, que é vizinha ao Terminal de Passageiros, administrado pela EMAP, uma parceria entre a comunidade, o público e o privado, insere cerca de 150 crianças e adolescentes da região no mundo digital.


Aluno do pólo Nova Alcântara, no Cujupe, em aula de inclusão digital

A EMAP montou a sala com 24 computadores, os voluntários na área de informática da empresa instalaram os programas.  A equipe da empresa ON LINE COM instalou as torres que viabilizaram o acesso à internet. Enquanto que a Secretaria de Educação do Estado disponibilizou os professores para ministrar as aulas de Informática (Excel, Power Point, Word e de navegação na internet ) em Alcântara. "Hoje o conhecimento para eles é uma novidade, mas para as empresas é uma exigência", enfatizou Maurício de Sousa professor de informática do Polo.