Projetos de expansão irão incrementar movimentação...

Publicada em: 07.12.2012

Projetos de expansão irão incrementar movimentação de grãos e derivados de petróleo

O volume cada vez maior de movimentação no Porto do Itaqui exige reforma e ampliação da infraestrutura portuária com recursos próprios, da iniciativa privada e do Governo Federal.

Entre os projetos de expansão estão a construção do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram), do píer petroleiro 108 e de infraestrutura para movimentação de pellets e celulose.

Com a oferta de infraestrutura de armazenagem e logística de transporte, o porto maranhense terá um papel preponderante na mudança do eixo exportador do país.  Com o Terminal de Grãos em operação, o Itaqui será o principal porto exportador de grãos do Norte e Nordeste do país. Na esteira do crescimento da produção de grãos no Brasil e da demanda internacional, o Maranhão desponta não apenas como uma saída para as exportações, mas também como um mercado que reunirá as condições para o adensamento da cadeia do agronegócio na área de influência do Porto do Itaqui (MAPITOBA). 

A construção do Terminal de Grãos do Maranhão, já em andamento; a entrada em operação da Ferrovia Norte-Sul, de Palmas (TO) até Açailândia (MA) e a sua conexão com a Estrada de Ferro Carajás criam as bases para o corredor que tem o porto do Itaqui como destino.

O Tegram, fruto da parceria público-privada bem-sucedida que reúne a EMAP e algumas das maiores empresas do agronegócio nacional e internacional, tem aporte de investimentos privados da ordem de R$ 500 milhões. O Terminal entrará em funcionamento no final de 2013 e terá capacidade estática de armazenamento de 500 mil toneladas (base soja), compreendendo quatro armazéns com capacidade de 125 mil toneladas/cada e movimentação final de 10 milhões de toneladas/ano na sua segunda fase, prevista para 2019.

Derivados - No ano passado, o Itaqui operou 14 milhões de toneladas de granéis líquidos e sólidos, carga geral e de projetos. Metade da movimentação foi de derivados de petróleo, o que dá ao porto maranhense a segunda posição como entreposto de derivados de petróleo do Norte-Nordeste. Este ano, com recursos da ordem de R$ 50 milhões, foi iniciada a construção do berço 108, um píer dedicado a granéis líquidos, com 410 metros de comprimento com ampla área de estocagem na retroárea. Essa estrutura esta sendo expandida para atender a demanda atual do mercado. Com isso, a partir do final de 2013, o Itaqui terá um incremento na sua movimentação em torno de 40%, o equivalente a 3,5 milhões de toneladas de derivados e petróleo.

No seu plano de negócios, a EMAP irá disponibilizar ainda novas áreas para instalação de novos empreendimentos. Em uma área com 196 mil m², estão sendo realizadas a terraplanagem e drenagem, com investimentos próprios da EMAP no valor de R$ 16 milhões e mais R$ 230 milhões da iniciativa privada serão investidos para construção do Terminal de Pellets e Celulose (TPC).

Fonte: Gerencia de Comunicação e Responsabilidade Social
Texto: Cíntia Machado
Contatos: (98) 3216-6020/ 6065/6050