Programa de desenvolvimento local a partir do Term...

Publicada em: 07.06.2019

Programa de desenvolvimento local a partir do Terminal do Cujupe

Novos boxes – equipados com geladeira, fogão e outros itens – já foram entregues à Associação dos Vendedores do terminal e estão em pleno funcionamento

A dimensão do projeto de reconstrução do Terminal do Cujupe, realizado pela EMAP (Empresa Maranhense de Administração Portuária), vai além da infraestrutura para o transporte aquaviário entre a capital e os municípios da Baixada Maranhense. O Governo do Maranhão está devolvendo o respeito à população, que poderá contar com um terminal adequado para o transporte e ao mesmo tempo um equipamento público concebido como espaço da comunidade, com oferta de produtos e serviços e palco para suas manifestações culturais. 

Em fase final de conclusão, o novo Terminal do Cujupe está fazendo história antes mesmo de ser entregue. Estão em funcionamento no local uma unidade do Viva Procon e um CAT – Centro de Atendimento ao Turista. Além disso, foi desenvolvido um projeto voltado para a inclusão de vendedores que atuavam no terminal em situação de informalidade. 

O projeto Desenvolvimento Local a partir do Terminal do Cujupe foi desenvolvido com o propósito de beneficiar os moradores da região que tiram o seu sustento da comercialização de produtos no terminal. A iniciativa recebeu dois prêmios nacionais: o primeiro lugar no Prêmio de Responsabilidade Socioambiental concedido pela revista Portos e Navios, a mais importante publicação do setor portuário no país; e o Prêmio Ser Humano Oswaldo Checchia na modalidade “Gestão de pessoas – Sustentabilidade”, setor público, promovido pela ABRH-MA. 

Os empreendedores da Associação dos Vendedores do Terminal do Cujupe (AVTEC) agora ocupam os 48 boxes construídos e equipados pela EMAP - Empresa Maranhense de Administração Portuária para comercializar lanches e refeições. Eles saíram da condição de ambulantes para arrendatários após um contrato de cessão onerosa assinado entre a associação e a EMAP. 

Além da infraestrutura, os associados receberam os instrumentos necessários para o desenvolvimento de seus negócios. Cada um dos boxes conta com geladeira, estufa, fogão elétrico e, de acordo com a atividade de cada um, também foram entregues chapas, sanduicheiras e outros itens.  

A EMAP também ofereceu aos associados um Programa de Capacitação, de 2017 a 2018, desenvolvido pela equipe com apoio do SEBRAE-MA. O programa reuniu cursos e vivências sobre qualidade dos produtos, segurança alimentar, atendimento ao cliente, associativismo, culinária, estratégias de vendas e noções financeiras.

Com 17,2 mil metros quadrados de terreno, o terminal de passageiros tem mais do que o dobro de área construída em relação ao antigo. Na área comum, de suporte ao usuário, estão os guichês para venda de passagens, banheiros com fraldário, hall equipado com monitores de TV e displays com informações sobre horários de viagens. Além disso, o novo Cujupe tem caráter multimodal, ou seja, além da estrutura para embarque e desembarque aquaviário, contará com uma rodoviária.