Porto do Itaqui tem Semana do Meio Ambiente

Publicada em: 03.06.2020

Porto do Itaqui tem Semana do Meio Ambiente

Edição 2020 do evento coloca em debate o tema Nova Humanidade, Novo Mundo e pela primeira vez ocorre em modo remoto, por meio de plataforma digital

Nesta terça-feira, 2, foi aberta a Semana do Meio Ambiente do Porto do Itaqui, com o tema Nova Humanidade, Novo Mundo. Uma roda de diálogo para discutir os impactos da pandemia e suas consequências para a gestão ambiental dos portos no Brasil marcou o início do evento, realizado e transmitido ao vivo pela web. O seminário reuniu os gestores Luane Lemos, do Itaqui; Médelin Pitrez (Itajaí) e Felipe Zacharias (Paranaguá), que atuam nos portos que integram o Top 3 do ranking IDA (Índice de Desempenho Ambiental) da Antaq – Agência Nacional de Transporte Aquaviário,

Em sua fala de abertura, o diretor de Administração do Porto do Itaqui, Artur Léda Costa, destacou o esforço dos portos brasileiros no enfrentamento da crise sanitária, garantindo o abastecimento de suas comunidades e regiões, “consolidando a importância dos portos como atividade essencial, bem como o protagonismo das equipes de meio ambiente nesse momento de crise”.

O evento, que acontece todos os anos reunindo a comunidade portuária e convidados em torno de palestras e ações de conscientização, pela primeira vez está sendo realizado em modo remoto. “A essência dessa semana é pensar a forma como enxergamos as questões ambientais no cotidiano. Com a pandemia, criamos ainda mais consciência de como nós estamos conectados com todo o mundo, por isso queremos convidar todos a pensar o meio ambiente como algo essencial para a nossa vida e para o nosso futuro”, afirma Luane Lemos.

O seminário abordou diversos assuntos relevantes para a gestão de meio ambiente no setor portuário, entre os quais os novos usos da tecnologia para as tarefas do cotidiano e seu reflexo sobre os custos ambientais; adequações de infraestrutura portuária para manutenção da saúde ocupacional; gestão de resíduos de bordo; impacto sobre monitoramentos ambientais; novos riscos e perigos no horizonte; perspectivas de mudanças sobre responsabilidade ambiental em um futuro próximo.

Nesta quarta, 3, o evento oferece a Pipoca Sustentável, uma lista de filmes disponíveis nas plataformas online para suscitar reflexões a respeito do equilíbrio do planeta (veja mais abaixo). Para a quinta-feira, 4, a programação desafia funcionários e terceirizados da EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária a compartilhar atitudes sustentáveis. Até domingo, 7, os interessados podem registrar e postar em seu perfil no Instagram uma ação de carinho com a natureza e concorrer a prêmios.

Durante toda a semana a Gerência de Meio Ambiente está recebendo doações e materiais recicláveis (roupas, alimentos, materiais de higiene ou garrafas PET higienizadas) para beneficiar pessoas em situação de rua. No encerramento da semana, sexta-feira, dia 5, a equipe do Projeto Multiplicação (@plataforma.multiplicação) vai encaminhar as doações para ONGS, instituições de caridade e igrejas.

Algumas sugestões da Pipoca Sustentável

• Seremos História? - Documentário com o ator Leonardo DiCaprio disponível no Youtube.

• Nosso Planeta (Netflix) - Minissérie britânica que destaca a beleza natural da Terra e o impacto das mudanças climáticas.

• Cowspiracy: o segredo da Sustentabilidade (Netflix) – Documentário focado nos impactos da pecuária e da pesca na natureza.

• The true cost – Documentário sobre a indústria da moda, trata das relações de trabalho e dos impactos do consumo. (Parte 1 e Parte 2)

Oceanos de plástico (Netflix) - Documentário sobre o impacto da poluição que parece não ter fronteiras.