Porto do Itaqui tem mais de 500 visitantes agendad...

Publicada em: 07.02.2019

Porto do Itaqui tem mais de 500 visitantes agendados para 2019

Primeiro grupo do Programa de Visitas do ano reuniu 40 pessoas nesta semana; novo sistema de cadastro pelo site possibilitou melhor aproveitamento das vagas

Na última quarta-feira o Porto do Itaqui recebeu os primeiros grupos do Programa de Visitas de 2019. A primeira visita do ano contou com alunos do curso de Logística do segmento Jovem Aprendiz do Senac dividiram o ônibus com grupos menores. Em comum o interesse de conhecer o porto público maranhense, o mais importante do Arco Norte do Brasil. Nos dois turnos de visita, conforme agenda do programa, foram recebidas 80 pessoas.


A procura tem sido tão positiva que há grupos agendados até o mês de agosto, o que não significa que estejam esgotadas todas as vagas. Muitas datas próximas ainda contam com lugares disponíveis. “É uma grande alegria para nós essa procura, pois nos mostra a importância de abrir as portas para a comunidade, fortalecendo a relação porto-cidade, que é um dos pilares da política do nosso sistema de gestão”, afirma a gerente de Relações Institucionais do Itaqui, Deborah Baesse.

Desde o dia 21 de janeiro foi aberto o agendamento, por meio de um novo sistema que possibilitou mais agilidade e aproveitamento das 40 vagas disponíveis para cada um dos dois turnos de visita. Logo nos primeiros dias, Ruth Ellen Moreira Silva, 19, entrou no site (www.portodoitaqui.ma.gov.br) para reservar a sua vaga e de mais dois amigos, Walber Mendes, 20, e Yasmin Araújo, 19.

Ruth cursa Logística em uma faculdade no Rio de Janeiro e está passando uns dias com a família, em São Luís. Walber acaba de se formar em um curso técnico de Segurança do Trabalho e Yasmin se interessa por embarcações. Perto deles no ônibus estava o casal Louise Serra, 31, e Wilson Sousa, 36. Ela soube do Programa de Visitas pelo Facebook e convenceu o marido a participar.

Ao redor deles, uniformizados, sentaram os 30 alunos e o professor Renan, do curso de logística que integra o Programa Jovem Aprendiz, do Senac. Eles chegaram juntos, em transporte cedido pela instituição. Edilson Mendes, 20, acompanhou tudo colado à janela, fotografando o que via de mais interessante para poder se sair bem na avaliação após a visita. “Gostei muito da estrutura, dos funcionários. A forma como é organizado, a logística... Eu tinha pesquisado alguma coisa, mas de perto é muito melhor do que eu imaginava”, contou ao final do trajeto que percorreu a linha de cais do Itaqui.

Louise e Wilson usaram o próprio carro e não tiveram dificuldade para chegar ao Itaqui no horário combinado. “Eu sempre tive interesse de conhecer de perto o porto, o funcionamento, a sistemática. Chamaram minha atenção a estrutura, a organização e a segurança. Eu nunca tinha entrado e gostei de tudo o que vi, é um porto grandioso!”, destacou Louise.

Ruth, Walber e Yasmin saíram cedo de casa para se encontrarem no Terminal da Praia Grande e de lá seguirem juntos até o porto, de ônibus. Ruth saiu da Raposa (grande São Luís); Walber, da Vila Palmeira; e Yasmin, do Turu. “Superou minhas expectativas, desde o atendimento, a recepção, tudo. Acho bem legal também porque vou poder mostrar para as pessoas de outros estados que o Maranhão tem, sim, um porto desse porte, que nós somos capazes e que o estado passou a um nível ainda maior através do Porto do Itaqui”, afirmou Ruth.


Walber também se disse impressionado com a infraestrutura do porto. “Observei a preocupação com a segurança e a sinalização. É tudo bem indicado, os riscos e todas as medidas tomadas para evitar acidentes. Em comparação com outros portos que já visitei, esse porto é visivelmente mais organizado, tem um padrão que deveria ser adotado por todos”, disse. “Aqui a gente percebe porque o Itaqui tem essas duas certificações, tanto a ISO 9001 quando a ISO 14001 (referentes à excelência em gestão da Qualidade e do Meio Ambiente). Tenho orgulho de ter um porto como esse no nosso estado!”, afirmou.

Yasmin aproveitou o comentário do amigo e completou: “O que eu mais gostei foi a área dos navios, como é a organização para eles chegarem e saírem, tem toda uma logística. É para sentir orgulho mesmo e compartilhar porque muita gente daqui não tem conhecimento da grandeza, da importância que o porto tem para a cidade. E com a apresentação que vimos hoje aqui, isso ficou muito claro.”

Como agendar

O primeiro passo para participar do Programa de Visitas do Porto do Itaqui é fazer o cadastro prévio no site (www.portodoitaqui.ma.gov.br) e aguardar o retorno para confirmação do agendamento e repasse de todas as orientações. Por se tratar de área alfandegada e de segurança, o procedimento para visita obedece a alguns critérios, como o da idade mínima (12 anos). Além disso, visitantes menores de 14 anos e maiores de 70 anos devem ser acompanhados por um responsável. Pessoas com dificuldade de locomoção, deficiência ou alguma outra necessidade de atendimento específico devem informar com antecedência para que sejam tomadas as providências necessárias.

Parte da visita ocorre em área operacional, por isso é necessário que os participantes usem sapatos fechados e sem salto, calças compridas e blusas de manga. A visita começa com uma apresentação institucional, no auditório, e segue com o tour na área de cais. Em dias de chuva as visitas não são realizadas e nesses casos uma nova data será agendada.

Informações mais detalhadas sobre o Programa de visitas do Porto do Itaqui podem ser solicitadas por e-mail (comunicacao@emap.ma.gov.br) ou telefone (98) 3216-6549.