Porto do Itaqui renova certificação na ISO 9001:20...

Publicada em: 10.03.2018

Porto do Itaqui renova certificação na ISO 9001:2015

A Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), gestora do Porto do Itaqui, obteve sucesso na manutenção da certificação na ISO 9001:2015, a mais atual versão da norma para a gestão da qualidade. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (9), no encerramento da auditoria de manutenção, realizada um ano após primeira certificação.

“A certificação pela ISO 9001:2015 fortalece o nosso compromisso de melhorar a cada ano e ao mesmo tempo aumenta a responsabilidade de nos consolidarmos como referência em gestão portuária no país e como vetor de desenvolvimento para o Maranhão”, afirmou o presidente da EMAP, Ted Lago, ao final do encontro que validou a recomendação.

Ao anunciar a recomendação, o auditor Walmir Pedrosa Amorim destacou a competência da equipe e o planejamento dos processos. “Estou saindo daqui muito sensibilizado pelo trabalho desenvolvido. A EMAP, sendo uma empresa pública, está dando exemplo com uma gestão transparente que utiliza ferramentas que o mundo moderno está utilizando. O sucesso da EMAP é exatamente o planejamento, a empresa tem todos os procedimentos escritos, o que garante a permanência dos processos”, avaliou.

A auditoria foi realizada pela Fundação Vanzolini, única no Brasil integrada à Internacional Certification Network (IQNet), rede que reúne as 38  mais importantes certificadoras presentes em 150 países e o primeiro organismo de certificação acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (Cgcre) no Brasil, a conceder certificados da Norma de Qualidade ISO 9001, dentro do Sistema Brasileiro de Certificação.

O diagnóstico citou o comprometimento da direção com a política da qualidade associada ao trabalho de uma equipe alinhada a esses princípios; além de ética e transparência das informações. Também foram destacadas as melhorias em infraestrutura e a qualidade nos procedimentos.

“Estamos empenhados em melhorar a cada dia e isso se reflete nos nossos processos”, destaca o diretor de Planejamento e Desenvolvimento, Jailson Luz. Para a gerente de Qualidade, Ana Carolina Maciel, o processo de auditoria é muito importante por orientar essas melhorias rumo à excelência. “Todas as recomendações foram registradas e serão tratadas com rigor de uma não conformidade, apesar de ter sido só recomendação”, disse.

A atualização da norma leva em consideração as mudanças nas práticas de sistemas de gestão e nas tecnologias implantadas desde a última revisão da norma, em 2008, e estabelece um conjunto estável de requisitos para os próximos anos. Com a adequação e certificação, a intenção é aumentar a confiança do cliente no sistema de gestão da qualidade baseado na ISO 9001 e na capacidade da empresa fornecer produtos e serviços em conformidade com requisitos pré-estabelecidos.

ISO 14000:2015

A EMAP planeja implementar, ainda em 2018, um Sistema de Gestão Ambiental com reconhecimento internacional por meio da Certificação na ISO 14000:2015. Desse modo a empresa amplia a busca por excelência para além da Qualidade. A norma especifica os requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental e permite a uma organização desenvolver uma estrutura para a proteção do meio ambiente e rápida resposta às mudanças das condições ambientais. A norma leva em conta aspectos ambientais influenciados pela organização e outros passíveis de serem controlados por ela.

Política do Sistema de Gestão Integrado da Qualidade, Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente – SGI

- Oferecer serviços de qualidade que garantam a satisfação dos clientes

- Atuar na prevenção de lesões, doenças e poluição provocadas pela natureza das atividades e serviços

- Identificar, controlar e minimizar os impactos ambientais e os riscos para a saúde e segurança das pessoas

- Garantir a conformidade legal e outros requisitos aplicáveis.