Porto do Itaqui recebe navio-escola da UFMA

Publicada em: 05.02.2020

Porto do Itaqui recebe navio-escola da UFMA

Nesta semana foi realizada uma operação especial no Berço 105 do Porto do Itaqui para atracação do Laboratório de Ensino Flutuante – Ciências do Mar II, conhecido como navio-escola. Um grupo formado por 15 alunos e três professores dos cursos de Engenharia de Pesca (campus Pinheiro) e de Oceanografia (campus do Bacanga) da Universidade Federal do Maranhão embarcou para dois dias de estudos e pesquisa na Baía de São Marcos.


Durante o período a bordo os alunos se dedicarão a diversas atividades práticas, dentre as quais coleta de água, sedimento e material biológico. “Firmamos uma parceria com a UFMA para possibilitar a atracação do navio-escola em razão de manutenção no píer da Marinha onde a embarcação estava operando. Em contrapartida, o projeto de pesquisa vai contribuir com levantamento de dados para a nossa área de Meio Ambiente”, afirmou o diretor de Operação e Planejamento do Porto do Itaqui, Jailson Luz.

Por se tratar de um porto dedicado à movimentação de carga de grandes embarcações, as equipes de operação e de segurança portuária montaram um plano para a atracação e acesso do grupo ao navio-escola. “Abrimos uma janela nas operações e com o esforço conjunto de vários setores foi possível receber o navio e embarcar o grupo”, explicou Jailson Luz. “Um esforço que vale a pena por trazer a universidade para mais perto do porto, uma interação que é muito importante para o desenvolvimento da ciência no Maranhão, especialmente partindo aqui de nossa área de entorno”, completou.


No Brasil estão em atividade quatro dessas embarcações e a UFMA faz a gestão da unidade que atende as regiões Norte e parte do Nordeste. “Em 2018 a universidade maranhense recebeu a doação da FURG – Universidade Federal do Rio Grande (RS) e desde então vem sendo utilizado por estudantes de 10 cursos de Engenharia de Pesca e dois de Oceanografia nas universidades que integram a região”, explicou o professor Danilo Lopes, diretor do Instituto de Ciências do Mar.

Desde que chegou ao Maranhão o navio-escola vem utilizando a estrutura da Marinha próxima ao Terminal da Ponta da Espera para embarque e desembarque e fica fundeado na Ilha do Medo.