Porto do Itaqui recebe comitiva da Adecon

Publicada em: 25.11.2016

Porto do Itaqui recebe comitiva da Adecon

O Porto do Itaqui foi o local escolhido pela organização do 1º Encontro sobre a Cadeia Produtiva do Estado do Maranhão e sua Integração com o Corredor Centro Norte para o encerramento de suas atividades na manhã desta quinta, 24. A comitiva de participantes que visitou o porto foi recepcionada pelo presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária, Ted Lago.

O evento, realizado pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Corredor Norte (Adecon), começou na quarta, 23, no auditório da Fiema, em São Luís, com uma série de palestras que destacaram, entre outros temas, os desafios do complexo portuário do Maranhão, operação e tancagem de graneis líquidos e logística de distribuição, potencialidades e oportunidades para o Maranhão.
“Para que as cadeias produtivas do Maranhão sejam integradas e possam gerar emprego e renda para o estado é imprescindível a união entre o Governo do Estado, a iniciativa privada e a sociedade civil. Desse modo é que poderemos alavancar o potencial logístico e de transportes do corredor Centro-Norte necessário para fortalecer essas cadeias”, disse Ted Lago.
A comitiva que esteve no porto foi liderada pelo presidente da Adecon, Alexandre Lobo, e contou com representantes da Secretaria de Portos do Governo Federal e da Agência Nacional de Transporte Aquaviário, além de executivos de empresas ligadas ao setor portuário e estudantes. “Esta é a nossa segunda visita ao Porto do Itaqui e esse evento que destaca as cadeias produtivas é positivo não só para a Emap, mas para o Maranhão, por apresentar as oportunidades que o estado tem a oferecer”, afirmou Lobo.
Em sua exposição sobre os desafios do Complexo Portuário do Maranhão para estimular agregação de valores aos produtos de exportação, na abertura do evento, Ted Lago destacou os investimentos da Emap, especialmente na infraestrutura portuária para fomentar operações com contêineres.