Porto do Itaqui realiza XXIV Reunião do Cooperapor...

Publicada em: 06.10.2017

Porto do Itaqui realiza XXIV Reunião do Cooperaportos

O Porto do Itaqui realiza nesta semana a XXIV Reunião do Cooperaportos, com a presença de representantes da Agência Nacional de Transporte Aquaviário (ANTAQ) e de diversas autoridades portuárias do país.

A programação foi iniciada na quinta-feira (5) no auditório da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) e segue até hoje (6), com palestras sobre responsabilidade socioambiental, relação porto-cidade, além de debate sobre a Resolução do CONAMA 398, do Conselho Nacional do Meio Ambiente.

O presidente da EMAP, Ted Lago, saudou os participantes na abertura do evento. “Realizar aqui o encontro anual do Cooperaportos é de grande importância por reunir diversas autoridades portuárias para debater e trocar informações sobre o desenvolvimento portuário comprometido com a questão socioambiental. E também é uma oportunidade de apresentar nossas ações nessa área”, afirmou.

“O objetivo é falar sobre o tratamento das questões ambientais, o dia a dia da operação portuária. É o que esperamos que evolua em termos de investimento, de tecnologia de movimentação. E nesses encontros nós temos mais liberdade de comentar as questões e também de nos autoavaliar”, disse o gerente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da ANTAQ, Marcos Maia, que ministrou palestra sobre o tema Mudanças Climáticas.

Um panorama das ações do Porto do Itaqui nessa área foi apresentado pela gestora de Meio Ambiente, Gabriela Heckler, e em seguida a gerente de Comunicação e Responsabilidade Social, Deborah Baesse, mostrou as principais diretrizes do Programa de Responsabilidade Social da EMAP.

A Proposta de Resolução ANTAQ – Investimentos do Porto do Itaqui em Responsabilidade Socioambiental, apresentado pela advogada ambienta da empresa, Isabella Pearce, foi um dos temas de destaque na primeira etapa de debates do evento, nesta quinta.

Cooperaportos

O Cooperaportos foi criado com a intenção de afirmar o desenvolvimento sustentável como fator indispensável para o aumento das importações e exportações dos portos nacionais, e promover a transferência para os portos brasileiros dos níveis de conformidades implantados nos principais portos europeus, americanos e asiáticos.

Também integra o escopo dos objetivos o desenvolvimento conjunto das exigências ambientais e implementação do Sistema de Gestão Integrada de Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde Ocupacional.

As atividades do Cooperaportos abrangem reuniões periódicas nos portos e instituições do sistema; exposição de diretrizes do Ministério dos Transportes Portos e Aviação Civil da Secretaria Nacional de Portos, ANTAQ, das administrações portuárias e outras instituições; integração com outras autoridades, instituições e comunidades; discussões e aplicações das ferramentas de desenvolvimento estratégico para implementação de melhorias.

A programação conta com a participação de representantes das Companhias Docas do Espírito Santo, da Bahia, de São Paulo, Rio de Janeiro e do Pará; dos portos de Paranaguá e Antonina, Santos, Imbituba; da Universidade Federal do Maranhão e das empresas Vale e Alumar.