Porto do Itaqui promove visita especial para estud...

Publicada em: 25.07.2019

Porto do Itaqui promove visita especial para estudantes de Alcântara

Para os estudantes de ensino médio da Escola Isidoro Sousa, a manhã começou com uma viagem de ferryboat do Cujupe com destino ao Itaqui

 

Com o objetivo de contribuir com a formação dos estudantes dos povoados próximos ao Terminal do Cujupe (Alcântara), o Porto do Itaqui realizou uma ação de responsabilidade social com 36 alunos da Escola Isidoro Sousa. Nesta quarta-feira, 24, o grupo visitou a área operacional do porto e participou de palestras educativas sobre saúde e mercado de trabalho. Para os estudantes de ensino médio da Escola Isidoro Sousa, a manhã começou com uma viagem de ferryboat do Cujupe com destino ao Itaqui. 

Essa visita especial ao Porto é promovida pela Gerência de Responsabilidade Social (GERRS), juntamente com o Voluntariado, da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) para incentivar a ampliação dos conhecimentos de alunos que em breve estarão em busca de oportunidades no mercado de trabalho. “É um prazer receber mais uma vez os alunos do Cujupe. Criamos, em parceria com o RH da EMAP, um formato diferente de visita, que além da parte institucional, inclui palestras sobre empregabilidade. Como resultado, estudantes que já participaram dessa visita em anos anteriores estão hoje trabalhando na EMAP, via programa Jovem Aprendiz”, destaca a gerente de responsabilidade social, Katia Bezerra.

“Estou muito feliz de poder estar representando a escola, ser de uma geração que está crescendo e evoluindo com essas oportunidades. Aprendi que o porto é muito vantajoso para o Brasil e importante para a economia de todo Maranhão, inclusive do meu município, Alcântara”, disse a estudante do curso técnico em agropecuária, Cidiane Pereira. 

Cujupe

Além da parceria com escolas próximas ao Terminal do Cujupe, a EMAP desenvolve outras ações na região. Um exemplo é o projeto Manguará: Desenvolvimento Local a partir do Terminal do Cujupe, voltado para a inclusão de vendedores que atuavam em situação de informalidade no terminal. 

A iniciativa, que beneficiou os empreendedores da Associação dos Vendedores do Terminal do Cujupe (AVTEC) com 48 boxes de venda mobiliados dentro das novas instalações do terminal, recebeu dois prêmios nacionais: o primeiro lugar no Prêmio de Responsabilidade Socioambiental concedido pela revista Portos e Navios, a mais importante publicação do setor portuário no país; e o Prêmio Ser Humano Oswaldo Checchia na modalidade “Gestão de pessoas – Sustentabilidade”, setor público, promovido pela ABRH-MA.