Porto do Itaqui participa de feira internacional d...

Publicada em: 24.11.2017

Porto do Itaqui participa de feira internacional de logística no Ceará

O Porto do Itaqui teve presença de destaque na EXPOLOG – Feira Internacional de Logística, um dos mais importantes eventos da área no país, que tem o propósito de promover a aproximação entre empresas e mercado. A feira, realizada junto com o XII Seminário Internacional de Logística, começou nesta quarta-feira, 22, e seguiu até ontem, 23, em Fortaleza (CE).

O presidente da EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária, Ted Lago, ministrou a palestra “Porto do Itaqui: gestão portuária do futuro” no seminário. “Tivemos a oportunidade de apresentar nossos investimentos e o nosso modelo de gestão focado em resultados, eficiência operacional e segurança. Desse modo demonstramos que uma empresa pública pode ser eficiente e dar bons resultados”, afirmou.

Além da infraestrutura, o foco dos investimentos da EMAP em 2017 foi a segurança. Um dos destaques nessa área foi a entrega do novo Centro de Controle Operacional, que passou a contar com seis postos de monitoramento para acompanhar, por meio de rádio e imagens, as operações no porto em tempo real, com acesso a 18 novas câmeras. Tudo integrado a um sistema de gestão portuária.

O objetivo da participação do Itaqui em eventos do porte da EXPOLOG é divulgar as potencialidades do porto maranhense, destacando sua capacidade de atender diversos mercados por meio de ferrovias e rodovias. No estande da EMAP a equipe técnica da EMAP manteve contato com empresas de grande porte de diversos mercados de graneis líquidos, graneis sólidos, produtores e transportadoras.

A EXPOLOG proporciona o encontro de diversos elos da cadeia logística do país, possibilitando a consolidação de redes de relacionamentos, exposição de produtos, equipamentos e serviços. Além disso, promove a difusão de novas tecnologias, o lançamento de produtos e insumos, estreitando relações entre fornecedores do setor e usuários no país e no exterior. “Estamos consolidando o Porto do Itaqui como o principal canal de saída e entrada de cargas do Corredor Centro Norte do Brasil”, disse Ted Lago ao final de sua apresentação.