Porto do Itaqui no XX Fórum de Governadores

Publicada em: 13.03.2020

Porto do Itaqui no XX Fórum de Governadores

O Porto do Itaqui esteve presente no XX Fórum de Governadores, realizado em Belém (PA), nesta semana, que reuniu os governadores dos nove estados da Amazônia Legal, além de secretários de Estado e técnicos. Em torno do tema “Desenvolvimento Sustentável da Amazônia”, o evento tem foco na geração de projetos e investimentos para o desenvolvimento da região.

A participação do Maranhão no evento destacou educação e infraestrutura aquaviária. Na Assembleia Geral de Governadores, o governador Flávio Dino sugeriu, para debate futuro, que uma parte dos recursos liberados pelo STF para os estados da Amazônia Legal seja destinado a uma parceria interna visando a elevação em conjunto do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) dos municípios e estados que integram a Amazônia Legal.

E o presidente do Porto do Itaqui, Ted Lago, durante a reunião da Câmara de Infraestrutura e Logística Integrada da Amazônia Legal, que coordena, defendeu maior investimento em terminais aquaviários.

“A proposta que nós apresentamos é sobre a questão da priorização dos projetos. Há demandas nacionais, mas os estados têm muitos projetos próprios. No caso, estradas, hidrovias. A ideia é trazer para o Consórcio e priorizar de acordo com seu grau de maturidade. Precisa de estudo de viabilidade econômica, ambiental, técnica e, na sequência, licenciamento ambiental. Nossa proposta é que possam ser trazidos à câmara e priorizados”, defendeu Ted Lago.

Maranhão – O governador Flávio Dino iniciou sua participação no evento dialogando com embaixadores e representantes diplomáticos de Alemanha, Noruega, Reino Unido e França, que participam do evento para discutir a questão do Fundo Amazônia.

Esta é a primeira vez que o Pará recebe os componentes do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal – formado pelo Maranhão, Pará, Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Rondônia, Roraima e Tocantins – para encontros deliberativos. “É ideal que saiamos com uma deliberação clara de convergência entre os governos de que estamos juntos na busca de solução para reduzir o custo de vida da população brasileira, que pode ser iniciada a partir da questão dos combustíveis, depois da energia, entre outros”, disse o governador Helder Barbalho, do Pará.

Transformação – Oficializado há um ano, o consórcio tem como objetivo transformar a Amazônia Legal em uma região competitiva, integrada e sustentável, a partir da resolução conjunta de problemas complexos e comuns a todos os membros. É o terceiro existente no Brasil, seguindo as experiências do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central e do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Nordeste. Desde março do ano passado, governadores e secretários estaduais se reúnem a cada quatro meses para dar andamento a projetos e ações voltados aos temas que serão debatidos durante as reuniões das câmaras setoriais.