Porto do Itaqui no pacote de oportunidades para in...

Publicada em: 13.08.2015

Porto do Itaqui no pacote de oportunidades para investidores espanhóis

As oportunidades de negócios no Maranhão foram apresentadas por uma comitiva do Governo do Estado para cerca de 50 membros da Câmara de Comércio Espanhola no Brasil na tarde de terça-feira (11). O grupo de investidores de diversos setores conheceram as novas estratégias para fomentar a cadeia produtiva do Estado.

Sobre a importância destas rodadas de apresentações, o secretário de Indústria e Comércio do Maranhão, Simplício Araújo, explicou que o Governo está mostrando para o mercado nacional e internacional a mudança de ambiente, para que os empreendedores percebam que o Maranhão tem uma nova direção. "Queremos ser parceiros e não estar dentro dos negócios, respeitando os investidores, auxiliando nos caminhos para garantir crescimento, geração de emprego para que o Estado volte a ser produtivo", destacou Simplício.

O Governo do Maranhão propõe um ambiente institucional baseado no diálogo e em políticas transparentes de benefícios. Para tanto, foi criado o Conselho Empresarial, que garante um diálogo permanente com a classe empresarial, a partir de uma agenda conjunta; e as Câmaras Setoriais, que discutem e mapeiam medidas e ações estruturantes nos segmentos de turismo, agronegócio, energia e gás, minério, metalurgia, comércio e serviços e também infraestrutura.

Durante a apresentação, o secretário de Estado de Programas Especiais, Felipe de Holanda, ressaltou que as políticas do governo Flávio Dino são horizontais e focalizadas nos segmentos estruturantes das cadeias com maior potencial de crescimento. "Por meio da Secretaria de Transparência e Controle garantimos o combate à corrupção e na área ambiental, buscamos mecanismos legais para simplificar os processos e agilizar a liberação de licenciamentos".

Felipe de Holanda também apresentou um breve panorama das relações comerciais entre o Maranhão e a Espanha. "Entre 2011 e 2014 exportamos US$ 945 mi e importamos US$ 160 mi. Nossa expectativa com esta nova política é incrementar o mercado e estreitar ainda mais os laços entre estes mercados. O cenário é promissor, tanto pelas oportunidades de investimentos no Estado, posicionamento logístico privilegiado e relações históricas e culturais", disse.

Economia

Sobre a logística, o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Ted Lago, ressaltou as condições e capacidades do Porto Itaqui, estrada de ferro Carajás e Modal Rodoviário. "Em comparação com os portos do sudeste do Brasil, se economiza até sete dias de viagem para os maiores portos do mundo. Sendo assim, o Maranhão pode se tornar um portão de entrada para investimentos espanhóis".

Foco de interesse do público, os avanços na infraestrutura também foram destacados pelos secretários presentes. Até o 1º semestre de 2016, serão mais de 2 mil quilômetros de obras, 200 escolas, 30 núcleos de educação integral e 23 novas unidades do Instituto de Educação Profissional e Tecnologia (Iema). Também integram as diretrizes do Governo a infraestrutura de comunicação – telefonia celular e internet banda larga –, saneamento e recursos hídricos, logística de transportes, energia e mobilidade urbana.

Simplício Araujo (Indústria e Comércio) destacou, ainda, a criação dos programas 'Maranhão Mais Produtivo' e 'Mais Empresas'. "Estamos fomentando e diversificando a matriz industrial e agroindustrial do Maranhão, a partir da integração e adensamento das cadeias produtivas estratégicas ao desenvolvimento estadual", explicou. Segundo ele, o governo Flávio Dino ainda realizou uma revisão na tabela do Simples para reduzir a carga tributária de micro e pequenas empresas.

Turismo

O turismo também foi tema de grande interesse dos membros da Câmara de Comércio Espanhola no Brasil. De acordo com a secretária de Turismo, Delma Andrade, o tema está entre os eixos principais do Governo do Estado, dentro da política de desenvolvimento. "O turismo é capaz de movimentar diversos setores da economia e no Maranhão é reconhecido como uma importante ferramenta para mudar indicadores do Estado", destacou.

A secretária fez uma breve apresentação dos principais destinos turísticos do Estado, destacando a Chapada das Mesas; os Lençóis Maranhenses e Delta das Américas; e São Luís e Alcântara. "O Estado é rico em cultura e com belezas naturais singulares. Como foco no desenvolvimento, o Governo está realizando medidas para que o Maranhão seja cada vez mais atraente para investimentos", explicou Delma.

A titular da pasta do Turismo no Estado, Delma Andrade, detalhou algumas ações estruturantes, como a retomada da Rota das Emoções, a reabertura do aeroporto de Carolina, os novos voos provenientes de Brasília. Também falou sobre a redução da alíquota de ICMS instituída pelo governador Flávio Dino. "Essas são algumas medidas que têm ampliado gradativamente a malha aérea maranhense para melhorar a oferta de voos em todo o estado. Hoje, o Maranhão tem média de 370 operações de frequências por semana que, associadas a ações articuladas nacional e internacionalmente pela Secretaria de Estado do Turismo, dão visibilidade dos pontos turísticos do Maranhão para que mais pessoas se interessem em conhecer o Estado".

Entre os membros da Câmara de Comércio Espanhola estava o presidente da CAF Brasil, Renato Meirelles, que afirmou ter interesse em investir no Maranhão. "O comportamento deste novo governo pode transformar oportunidades em realidade. É esta mentalidade que o Brasil precisa ter", comentou o empresário.

Também participaram do encontro o Secretário de Agricultura do Maranhão, Márcio Honaiser e o secretário-Adjunto de Relações com o Mercado da Secretaria de Turismo, Marcus Vinícius Campos. Dentre as autoridades espanholas estiveram o cônsul Geral da Espanha em São Paulo, Ricardo Martínez, a conselheira Econômica e Comercial da Embaixada da Espanha, Maria Ameli Guzmán, a conselheira de Turismo da Embaixada da Espanha, Elvira Marcos e o cônsul Honorário da Espanha em São Luís, Raúl Ignacio de La Iglesia.

Fonte: SECOM