Porto do Itaqui monta estrutura para exportar carn...

Publicada em: 14.03.2018

Porto do Itaqui monta estrutura para exportar carnes e algodão por contêineres

O porto montou uma estrutura com potencial para movimentar até 110 mil TEUs em 2020

O Porto de Itaqui, no Maranhão, quer atrair exportadores de cargas refrigeradas, como carnes, e de algodão, que atualmente enviam a produção para o Exterior utilizando outros portos do País. Para tanto, montou uma estrutura com potencial para movimentar até 110 mil TEUs (um TEU é equivalente a um contêiner de 20 pés) em 2020, antecipou ao Broadcast Agro (serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado) o diretor de Planejamento e Desenvolvimento do porto, Jailson Macedo F. Luz. As informações sobre a operação serão apresentados na tarde desta quarta-feira, 14, em São Paulo em um estudo desenvolvido pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), ligada ao governo do Estado, que gerencia o Porto do Itaqui.

“Já temos um píer pronto para a operação e inauguramos no fim do ano passado um novo pátio com 20 mil metros quadrados para receber carga refrigerada. Parte delas virá do Centro-Oeste pela Ferrovia Norte-Sul. A rota está pronta”, disse Luz durante a Intermodal 2018, feira de logística realizada na capital paulista.

Dos 110 mil TEUs, aproximadamente 40 mil TEUs corresponderão a produtos que precisam de refrigeração, especialmente carnes bovina e de frango, e 12 mil TEUs vão ser destinados para algodão, de acordo com Luz. A estrutura de Itaqui, acrescenta, é uma opção em média de 15% a 20% mais barata que as rotas hoje utilizadas por produtores de carnes e da pluma. O pátio ainda poderá ser ampliado em mais 34 mil metros quadrados no futuro, a depender da demanda.

Fonte: Estadão Conteúdo