Porto do Itaqui lança projeto de automação

Publicada em: 12.06.2017

Porto do Itaqui lança projeto de automação

Na tarde desta sexta, 9, a EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária reuniu representantes das empresas que atuam no porto organizado para o lançamento do projeto de implantação do software TOS + e sua interação com o projeto de automação do Porto do Itaqui. Trata-se de um sistema de gestão operacional para terminais portuários que atua desde o pedido de atracação até a emissão de relatórios de faturamento, cobrindo todo o processo operacional.

O Itaqui é o primeiro porto público do país a adquirir essa tecnologia. “Estamos implantando esse sistema com foco nos resultados para o negócio e isso significa termos mais agilidade com redução de custos e redução de riscos”, afirmou o presidente da EMAP, Ted Lago, na abertura do evento, que contou com apresentação da ferramenta pela empresa responsável pelo sistema.

O Porto do Itaqui começa a operar com essa tecnologia a partir de outubro deste ano. Até lá o projeto vai sendo implantado, o que envolve desde a instalação dos equipamentos ao treinamento das equipes que atuarão no sistema. Esse trabalho vem sendo coordenado pelas Gerências de Tecnologia de Informação e de Logística da EMAP. “Estamos saindo de um processo de gestão portuária da década de 1970, com formulários preenchidos à mão, para um sistema digital e automatizado”, compara o gerente de Logística, Adauto Serpa.

Trabalhar com essa tecnologia significa otimizar as operações no Itaqui com redução de papelada, de tempo e de recursos, acessos mais seguros e aumento de receita. O sistema, cuja sigla vem do inglês Terminal Operating System Plus, tem capacidade para integrar os processos e a gestão de terminais logísticos com foco na operação.

Na oportunidade representantes da Diretoria de Gestão Portuária e Tecnologia da Informação do Porto de Suape, em segunda visita ao Itaqui, participaram da apresentação. O objetivo foi conhecer um pouco mais do software TOS + e o processo de implementação no Porto do Itaqui, além de outras ferramentas de gestão e planejamento adotadas pela empresa.