Porto do Itaqui investe em projeto de exportação d...

Publicada em: 04.04.2017

Porto do Itaqui investe em projeto de exportação da carne brasileira

O Porto do Itaqui, no Maranhão, se prepara para ação estratégica que vai ajudar a impulsionar a venda da carne brasileira no mercado global. O porto pretende entrar mercado de exportação do produto no país, com forte impacto na cadeia produtiva desse tipo de carga na sua área de influência e no potencial mercado externo, principalmente nos Estados Unidos, foco prioritário da iniciativa.
Com investimento inicial de R$ 12 milhões, em infraestrutura e tecnologia, o Itaqui caminha para ser um importante elo da cadeia de escoamento de carne processada no Norte do Brasil. A iniciativa também vai contribuir para o setor agropecuário recuperar e consolidar a relação de confiança com o mercado internacional. Isso porque o corredor adotará procedimentos com altos níveis de exigência para a exportação, o que vai garantir a qualidade da carne brasileira.
De acordo com o presidente Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Ted Lago, a medida “segue os padrões máximos de qualidade para garantir a inserção do Porto Itaqui na rota de exportação de carne processada”. Os detalhes sobre o novo corredor de exportação serão divulgados durante entrevista coletiva. 

Custos reduzidos

Atualmente a carne produzida na região centro-norte do país, em grande proporção destinada à exportação, está limitada a uma logística reversa, em termos de custos, distância e tempo. Utiliza o modal rodoviário até os portos do Sudeste, de modo a embarcar em navios de longo curso. Trata-se de uma logística desfavorável para o produtor, na medida em que o submete a um alto custo logístico, tanto em terra, quanto no mar.
Uma maneira de mudar essa situação é estimular o uso dos portos mais ao Norte do país, entre os quais o Itaqui. Desse modo o projeto tem a vantagem de estimular o escoamento da carne ‘in natura’ pelos portos daquela região, contribuindo para descentralizar o movimento da carga nos portos do Sudeste, proporcionando maior competitividade ao produto nacional.

Valor agregado

Um dos investimentos é a adaptação de um pátio para contêiners reefers (refrigerados) e instalação de sistema elétrico. Trata-se de uma grande estrutura, com capacidade para manter produtos na temperatura ideal a fim de evitar perdas.
A EMAP, como empresa pública do Governo do Maranhão, entende que o contêiner abriga carga de alto valor agregado e de grande importância para diversos setores da economia brasileira. 

Investindo no mercado externo 

A aposta do Governo do Maranhão, que vem contando com o apoio do Governo Federal para o desenvolvimento do projeto, está na abertura do mercado norte-americano como motor de elevação da produção da cadeia produtiva da carne bovina e, em consequência, contribuir para a geração de emprego no setor. O reconhecimento norte-americano também poderá expandir para a conquista de outros mercados. De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a meta é elevar a participação brasileira no mercado internacional de produtos agropecuários dos atuais 7% para 10%.
O plano já em andamento, conduzido em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, tem o Porto do Itaqui como canal preferencial para exportação de carne frigorificada da região e envolve Ministério dos Transportes (ANTT, SEP, Antaq), além de produtores, armadores, operadores ferroviários e outros players logísticos.
A proposta do Ministério é fomentar a exportação para os Estados Unidos de carne frigorificada produzida na região do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e área de influência do porto maranhense (Goiás e parte do Mato Grosso), transportada pela ferrovia Norte-Sul e escoada via Itaqui. Está sendo feito um levantamento da capacidade que os frigoríficos da região têm de exportação para o mercado norte-americano.

Potencial

Todos os elos dessa cadeia produtiva concordam que a área de influência do Porto do Itaqui tem grande potencial como produtora de carne frigorificada. Outros dois fatores sublinham ainda mais a importância do projeto: a localização estratégica do Porto, que representa sete dias a menos até a costa leste americana, em relação aos portos das regiões Sul e Sudeste, e a conexão do Porto com a Ferrovia Norte-Sul, integrando-o aos seus terminais ferroviários e pontos de concentração de carga em Anápolis, Uruaçu, Gurupi, Guaraí, Araguaína, Palmeirante, Porto Nacional e Açailândia, por exemplo.

Informações:

O que: Coletiva de imprensa sobre novos investimentos do Porto do Itaqui 

Quando: 04 de abril (terça-feira) 

Horário: 18h45

Local: Intermodal South América 2017 - Transmerica Expo Center – São Paulo (SP) 

Contatos de imprensa: 

Deborah Baesse (98) 98413-7701

Andréa Oliveira (98) 98454-7029