Porto do Itaqui higienizado em combate ao coronaví...

Publicada em: 22.06.2020

Porto do Itaqui higienizado em combate ao coronavírus

Em ação de prevenção à covid-19, nesta quarta, 17, o Porto do Itaqui foi higienizado em suas áreas de maior fluxo de pessoas. O trabalho, realizado pelo Corpo de Bombeiros, foi acompanhado pela equipe da Gerência de Saúde e Segurança da EMAP, e contou com

Em ação de prevenção à covid-19, nesta quarta, 17, o Porto do Itaqui foi higienizado em suas áreas de maior fluxo de pessoas. O trabalho, realizado pelo Corpo de Bombeiros, foi acompanhado pela equipe da Gerência de Saúde e Segurança da EMAP, e contou com a participação de quatro bombeiros militares do Comando Geral, junto com a guarnição da 16ª Companhia, que atua no porto.

 

Equipado com os EPIs adequados para esse tipo de operações (macacões impermeáveis, luvas e máscaras), o grupo concentrou o serviço principalmente no prédio de Operações. Neste local atuam as equipes de Segurança do Trabalho, Meio Ambiente, Operação e o Centro de Controle Operacional e é onde circula o maior número de trabalhadores, em razão das escalas de turnos.

 

Foram higienizados os corredores dos três pisos, as áreas interna e externa da entrada principal, bem como todo o caminho seguro entre a Portaria de Acesso Sul e o prédio, o estacionamento, as entradas para a Diretoria de Operações e Planejamento e a área em frente ao OGMO, onde circulam os trabalhadores portuários avulsos.

 

Para esse tipo de atividade o Corpo de Bombeiros utiliza um veículo adaptado com um pequeno contêiner para o transporte do produto, à base de água sanitária – na dosagem recomendada pelas autoridades de saúde.

 

Todo o serviço foi realizado no turno da noite, quando há um número menor de trabalhadores no local e também para aproveitar a temperatura mais baixa, o que garante uma dispersão mais lenta do produto, aumentando sua eficácia para eliminar possíveis focos do vírus.

 

Desde o início de março a EMAP vem atuando em várias frentes para a prevenção da covid-19 no Porto do Itaqui. Para isso criou o Comitê de Enfrentamento da covid-19 e outras infecções respiratórias, formado por representantes de diversas áreas da empresa para atuar de acordo com as orientações das autoridades sanitárias com foco na saúde e segurança de todos os trabalhadores. A iniciativa vem tendo resultados positivos porque conta com o apoio e a colaboração de toda a comunidade portuária do Itaqui.