Porto do Itaqui é destaque na Fiesp

Publicada em: 16.02.2017

Porto do Itaqui é destaque na Fiesp

O Porto do Itaqui esteve entre os cinco portos brasileiros que participaram, nesta quarta, 15, em São Paulo, da apresentação do Desempenho Aquaviário 2016. O evento foi promovido pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e aconteceu na sede da Fiesp. O presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Ted Lago, esteve ao lado das autoridades portuárias de Santos (SP), Paranaguá (PR), Pecém (CE) e Rio de Janeiro (RJ), para apresentar as estatísticas e o modelo de gestão do Itaqui.

Em sua apresentação, atendendo convite da ANTAQ, Ted Lago destacou resultados e o modelo de gestão implantado a partir de 2015. “Muito importante esse momento promovido pela ANTAQ junto a investidores nacionais. É gratificante ver o Itaqui ranqueado entre os portos mais importantes do país. 2016 foi um ano desafiador na movimentação de grãos, principalmente por razões climáticas, mas 2017 inicia promissor com investimentos e expectativa de grandes resultados operacionais. Estamos preparados para uma safra recorde”.

Na abertura do evento o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella Lessa, apresentou as ações do governo federal e o Programa de Parcerias e Investimentos com 34 projetos provados. “Estamos com consulta pública aberta para licitação de arrendamentos portuários para terminais em Paranaguá e para o Terminal de papel e celulose no Itaqui – MA, este último com valor de contrato de mais de R$ 1 bilhão e investimentos de R$ 221 milhões”, afirmou.

O Estatístico Aquaviário da Antaq disponibiliza dados “que permitem uma visão detalhada sobre a movimentação e transporte de cargas com origem e/ou destino no país, auxiliando na tomada de decisão de investimentos e na formulação de políticas públicas para o setor”, explica o diretor-geral da Agência, Adalberto Tokarski.

Enquanto o Porto do Itaqui era apresentado em São Paulo, a EMAP recebia, em São Luís, a visita da CNA – Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária, com a presença de representantes das confederações de agricultura e pecuária de vários estados brasileiros. Na ocasião, o diretor de Planejamento e Desenvolvimento da EMAP, Jailson Luz, apresentou as potencialidades do Itaqui e os resultados dos últimos dois anos.

“O Itaqui não é um porto só do Maranhão. O Brasil vem desenvolvendo muito a agricultura do meio para cima do mapa e esse porto vem servir toda a região do Matopiba e ainda o Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Pará. Eu já tinha lido a respeito, mas agora é que estamos vendo de perto. Aqui está acontecendo uma verdadeira revolução em termos de logística para o Brasil”, afirmou o presidente da CNA, João Martins.

Itaqui entre os maiores do país

O raio X do setor apresentado pela ANTAQ mostrou que o os portos brasileiros movimentaram 998 milhões de toneladas em 2016, o que representa queda de 1% em relação ao ano anterior. O Itaqui está estre os seis maiores portos brasileiros, com destaque para a produtividade na movimentação da soja (985 ton/hora) e para o volume de celulose (1.365.602 mi ton). Em ambos os critérios o porto maranhense ficou em primeiro lugar entre os portos públicos. Apesar da quebra da safra de grãos ocasionada pela estiagem, a EMAP manteve sua saúde financeira, com lucro líquido de R$ 43 milhões, injetando cerca de R$ 21 bilhões na economia regional.