Porto do Itaqui é certificado na ISO 14001:2015

Publicada em: 14.10.2018

Porto do Itaqui é certificado na ISO 14001:2015

A Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), gestora do Porto do Itaqui, obteve sucesso na certificação pela ISO 14001:2015, com reconhecimento internacional, que especifica os requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental e exige que as empresas se comprometam com a prevenção da poluição e com melhorias contínuas, como parte do ciclo normal de gestão empresarial. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (11), no encerramento da auditoria.

“Esse resultado é a etapa final do que vimos construindo juntos desde que o governador Flávio Dino nos confiou a missão de fazer do Itaqui referência em gestão, contribuindo para o desenvolvimento do Maranhão. O objetivo não é ter um quadro na parede, mas um processo de aprendizagem permanente voltado ao cuidado com as pessoas e com o meio ambiente. Sinto-me honrado por estar vivendo esse momento ao lado desta equipe tão competente e especial”, afirmou o presidente da EMAP, Ted Lago.

Para obter a certificação, a empresa precisa comprovar, por meio de documentação, controles e registros, que está comprometida com o seu Sistema de Gestão. Um dos pontos importantes no trabalho que a EMAP realizou para obtenção da ISO 14001:2015 foi garantir que colaboradores, terceirizados e parceiros da EMAP saibam quais são os objetivos e metas do meio ambiente e sua relação com a rotina da empresa.

A norma foi criada para auxiliar empresas a identificar, priorizar e gerenciar seus riscos ambientais como parte de suas práticas usuais. A norma faz com que a empresa dê uma maior atenção às questões mais relevantes de seu negócio. “Esse resultado é fruto de um envolvimento de todos os setores da empresa e para nós significa um grande aprendizado”, disse a gestora de Meio Ambiente da EMAP, Gabriela Heckler.

Ao anunciar a recomendação, os auditores Renato Anselmo e Leonardo Bitencourt, da QMS Certification Services (organismo internacional de certificação), destacaram os itens mais relevantes para a certificação da EMAP: tecnologia do Centro de Controle Operacional da EMAP, a implementação de tecnologia para controle ambiental (moegas), a conscientização e o comprometimento da equipe com o sistema de gestão ambiental; o registro e análise crítica dos simulados de planos de emergências ambientais; e o treinamento de ambientação PROAP (Programa de Ambientação do Porto do Itaqui), realizado semanalmente com todos os prestadores de serviço que atuam no porto organizado.

Política da EMAP

Política do Sistema de Gestão Integrado da Qualidade, Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente – SGI:
– Oferecer serviços de qualidade que garantam a satisfação dos clientes;
– Atuar na prevenção de lesões, doenças e poluição provocadas pela natureza das atividades e serviços;
– Identificar, controlar e minimizar os impactos ambientais e os riscos para a saúde e segurança das pessoas;
– Garantir a conformidade legal e outros requisitos aplicáveis;
– Assegurar a sustentabilidade, aliando resultados financeiros positivos com respeito ao meio ambiente e à vida;
– Praticar a melhoria contínua em todos os processos, de modo a assegurar que a empresa se mantenha economicamente viável e socialmente responsável.