Porto do Itaqui conclui primeiro embarque de carga...

Publicada em: 27.11.2015

Porto do Itaqui conclui primeiro embarque de carga viva do MA

O Porto do Itaqui finalizou na manhã desta quinta-feira (26) a operação do primeiro embarque de carga viva, seis horas antes do previsto. A janela de atracação foi estipulada em 96 horas. O navio, carregado com cinco mil bois vivos, desatracou do berço 100 às 16h30, rumo à Venezuela.

O presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária, Ted Lago, acompanhou a desatracação ao lado do secretário de Estado da Indústria e Comércio, Simplício Araújo. “Concluímos mais uma missão, uma tarefa importante com uma carga nova, um novo desafio para a Emap. Destacamos a segurança, competência e produtividade com que foi realizado esse primeiro embarque. As equipes envolvidas estão de parabéns”, afirmou Ted Lago.

O Itaqui, na condição de porto público, atende demandas necessárias à movimentação da economia na região de sua influência. Nessa operação, respondeu a uma contingência, já que o Porto da Vila do Conde, no Pará, teve as operações suspensas.

Para José Antonio Magalhães, diretor de operações da Emap, findado o processo, é hora de avaliar. “O tempo em que foi realizado o embarque pode ser otimizado. Vamos analisar todas as etapas, buscando oportunidades de melhorias operacionais”, destacou.

Com base nessa avaliação o Governo do Maranhão dará continuidade aos estudos de viabilidade desse tipo de exportação para beneficiar o produtor maranhense.

Sobre isso, o secretário da Indústria e Comércio, Simplício Araújo, destacou que as exportações de gado em pé representam um nicho de mercado a ser debatido pelo governo junto aos produtores. A exportação de gado em pé, segundo ele, além de ser uma alternativa de venda, agrega valor para o pecuarista.

“A exportação de gado vivo gera empregos para os fornecedores subordinados e de serviços como agentes de gado; operadores de transporte e estivadores. Também beneficia os pecuaristas, trabalhadores rurais, operadores de pastagem e forragem; fornecedores de produtos químicos; veterinários; vendedores; criadores e operadores portuários”, afirmou.

A mesma opinião foi compartilhada pelo secretário de Estado da Agricultura e Pecuária. Segundo ele, “a exportação de boi vivo via Porto do Itaqui representa mais uma oportunidade de negócios para o Maranhão”. O secretário explicou que estão sendo realizados investimentos na cadeia produtiva da carne e do couro para que se possa valorizar os produtos e criadores do estado. “O embarque experimental que foi realizado só reforça esse desejo e compromisso do Governo do Estado com o produtor maranhense”, finalizou Márcio Honaiser.